A versão brasileira do "Black Friday", ação promocional do varejo americano, gerou faturamento de R$ 243,8 milhões na sexta-feira, principal dia da iniciativa. O montante foi 143,8% maior que os R$ 100 milhões obtidos na edição de 2011 e superou a projeção de R$ 200 milhões feita para este ano. Os dados são da consultoria e-bit. O valor corresponde a cerca de 12% do faturamento da data nos Estados Unidos, quando a soma chegou neste ano a US$ 1 bilhão.
Os varejistas não informam, entretanto, se esse ritmo forte de vendas se traduziu, efetivamente, em lucro gordo no caixa. É que, no caso de altos descontos, é necessário vender um volume muito alto para compensar a perda no preço.
Na maioria das redes a ação durou as 24 horas da sexta-feira e em algumas poucas cadeias, as promoções se mantiveram no fim de semana. Mas foram a minoria, e sem um efeito considerável no resultados final. Segundo a Nova Pontocom, empresa criada da união dos sites de Casas Bahia e Ponto Frio, o crescimento nas vendas de empresa em relação ao "Black Friday" de 2011 foi de três dígitos. A empresa não informa a taxa.
A rede Extra, do Grupo Pão de Açúcar, iniciou seu "Black Friday" na quinta-feira à noite e registrou uma venda seis vezes superior em relação a uma madrugada comum nas lojas físicas (a rede tem pontos que funcionam 24 horas). Já os supermercados Pão de Açúcar fecharam o período promocional com alta de 40% nas vendas.
O Walmart informou ontem que as vendas do grupo na data sextuplicaram sobre o mesmo período do ano passado. Segundo a empresa, um terço dos pedidos no site da rede foi feito por novos clientes, que nunca compraram na loja virtual antes.
Em sites como a Netshoes, de artigos esportivos, a data representou recorde de vendas em um único dia, superando eventos como Natal e Dia das Mães. A Netshoes registrou aumento de 300% na visitação do site em relação a uma média entre quatro sextas-feira normais. "Aproveitamos a mídia criada em cima do evento para vender produtos que sairiam de linha ou seriam substituídos por lançamentos da próxima estação", disse o gerente de assuntos corporativos da varejista, Renato Mendes.
A Netshoes começou sua liquidação já na quarta-feira, enquanto a Dafiti, varejista virtual de moda, optou por estender o período promocional até ontem, acompanhando a chamada "Cyber Monday" nos Estados Unidos.
Malte Huffmann, sócio-fundador da Dafiti espera que, no próximo ano, as vendas da empresa no "Black Friday" superem a dos dois períodos mais tradicionais do varejo brasileiro (Dia das Mães e Natal). Somente na sexta-feira, as vendas na Dafiti triplicaram em relação à média diária, alcançando uma performance 100% superior à da mesma data no ano passado.
Na Kanui, loja virtual de artigos esportivos do fundo Rocket Internet, as promoções também foram estendidas até ontem. "Vendemos cerca de cinco vezes o volume normal de um dia. Foi muito acima de nossas expectativas, pois esperávamos dobrar o volume", afirmou o presidente da companhia, Fábio Módolo.
A ideia de estender as promoções no sábado e no domingo é interessante, pois aumenta o tráfego nas lojas virtuais num período normalmente fraco (fins de semana), afirma Maurício Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). "Por outro lado, acho que perde um pouco da magia e do apelo do marketing de escassez, do compre já", diz.
Veículo: Valor Econômico