O segmento de shopping centers tem registrado crescimento expressivo em consequência do aquecimento da economia nos últimos anos. Neste final de 2012, a expectativa de inauguração de novos centros de compras reflete este quadro.
Na última reunião do Conselho de Varejo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), empreendedores do setor de construção anunciaram nada menos que cinco novos projetos, alguns localizados numa mesma cidade. Em razão disso, os representantes das redes varejistas que fazem parte do Conselho expressaram sua preocupação diante de tantos lançamentos com expectativa de inauguração em datas muito próximas umas das outras e da saturação que pode afastar os consumidores, ao invés de atraí-los. Na cidade de Petrolina (PE), por exemplo, há três projetos em andamento.
Nelson Kheirallah, vice-presidente da ACSP e coordenador do Conselho de Varejo, ressaltou a importância do trabalho do grupo em suas ações para encaminhar as reivindicações dos representantes das redes varejistas de um processo mais racional de lançamento e inaugurações de novos shopping centers em todo o Brasil aos representantes da indústria de construção destes empreendimentos.
Durante o encontro, Leonardo Pifano, que representou o Grupo Semma, empresa de administração de shopping centers, que participará da construção tanto do Vitória Park Shopping (em Vitória do Santo Antão, PE) quanto do Petrolina Park Shopping, lembrou que os dois empreendimentos já contam com toda a documentação exigida para a construção. Segundo ele, o grupo realizou um estudo de viabilidade do local e de seu entorno e acredita no seu potencial de desenvolvimento.
Ao mesmo tempo, a Enashop já tem a data definida para inaugurar o Petrolina Shopping em julho de 2014. O complexo é composto não apenas do centro de compras, mas também de uma universidade e um centro clínico. O empreendimento de compras contará com 170 lojas, estacionamento com 1,6 mil vagas e área construída de 51,5 mil m2, cinco lojas âncoras, seis megastores, quatro restaurantes, um complexo multiplex com oito salas de cinema e um hipermercado. O empreendimento exigirá investimentos de R$ 73,6 milhões.
Para Naildo Macedo de Oliveira, sócio diretor da Enashop, o grupo decidiu desenvolver o projeto nesse município pernambucano porque seus estudos indicaram que os outros estabelecimentos da área não atendem mais as necessidades dos consumidores, que desejam, além de um shopping center bem estruturado, outros tipos de comércio próximos para facilitar o seu dia-a-dia.
Ainda em Petrolina, o Projeto Complexo Nassau lançará no segundo semestre de 2014 mais um shopping com 250 mil m2. Além disso, o grupo tem intenção de incrementar o projeto com uma área residencial, hotel e supermercado em seu entorno.
Seu representante Marcos Romiti, sócio diretor da Real Estate Partners, explicou que estes anexos têm prazo de construção e inauguração de cinco anos.
Região Sul – A mesma situação observada no Nordeste também acontece em Santa Catarina.
A Saphyr Shopping Centers já adquiriu um terreno em Criciúma de 80 mil m2 e iniciou as obras de construção do empreendimento que prevê também um plano de expansão de mais 40 mil m2 em prazo ainda a ser definido.
Seu diretor executivo, Paulo Stewart, explicou que o diferencial do novo espaço será o de priorizar as áreas de lazer, que são insuficientes no município catarinense. A expectativa dos organizadores é de atender 192 mil pessoas.
De olho no mesmo público, o Parque Shopping Criciúma terá área de 31 mil m2 e será inaugurado no primeiro semestre de 2015. As obras têm início marcado para o primeiro semestre do próximo ano.
Paulo Carneiro, diretor executivo da Paulo Carneiro e Associados, afirmou que a renda média dos habitantes da cidade é de R$ 3,8 mil, o que justifica a existência de mais de um empreendimento deste porte na região.
Inicialmente, a composição de lojas será de 40% para as âncoras (grandes redes) e 38% para as satélites (cadeias menores e empreendimentos individuais).
Veículo: Diário do Comércio - SP