Somente neste ano, rede avançou em 39% em número de unidades
De cara é possível reconhecê-la. Recoberta de um branco neve, com fachada austera. No centro da construção, no alto, uma pirâmide sustentada por pilares cilíndricos. À frente do terreno, a réplica de uma estátua que representa o espírito dos Estados Unidos.
Juntas, réplicas da Casa Branca e da Estátua da Liberdade são hoje, principalmente para catarinenses e paranaenses, sinônimo da Havan. A rede brusquense, que avançou 39% em número de filiais este ano, concluiu o ousado plano de abrir a 50ª unidade.
A unidade-marco está em Limeira, interior de São Paulo, numa megaloja de departamentos a 760 quilômetros de onde tudo começou, com uma pequena loja de tecidos e malhas.
A distância entre Brusque e Limeira foi percorrida em 26 anos. Em 1986, com tino para vendas, Luciano Hang, hoje diretor-presidente do grupo, abriu em sociedade com um amigo uma loja de tecidos. Com a junção de Hang e Vanderlei – que mais tarde deixou de ser sócio – saiu o nome Havan.
No início dos anos 1990, com a abertura do mercado nacional, passaram a importar tecidos e artigos de baixo valor agregado. Nove anos depois, com a economia do país numa nova fase, a empresa aproveitou a desvalorização cambial e deu início à Havan como loja de departamentos.
Rede aposta em diferencial
Com diferencial de oferecer de tudo pouco – hoje são cerca de 100 mil produtos – de tapetes a eletroeletrônicos, passando por moda, brinquedos e utensílios para a casa, consolidou-se em Brusque e começou a expansão por Santa Catarina. Foi um dos pioneiros no e-commerce, ao abrir a loja virtual em 2003.
Em Blumenau, atraiu visibilidade ao locar o Castelinho da Rua XV de Novembro, em 2008 – restaurou o casarão e, no alto de um dos principais cartões postais do Estado, fixou o nome da empresa.
Em 2010, às margens da BR-101, em Barra Velha, construiu a Parada Havan, que reúne restaurantes, uma megaloja e o centro de distribuição da empresa. Com o problema de logística resolvido – em Brusque não havia mais espaço – a velocidade para avançar pelo país aumentou. Presente em outras áreas, como em geração de energia, postos de combustíveis, factoring e hotelaria, o foco do grupo está no varejo.
As unidades físicas da Havan estão em quatro estados. Angariando prêmios de reconhecimento público onde está presente, os olhos da Havan estão no futuro. A intenção é inaugurar em 2015 a 100ª filial. Além de acessíveis a todo o país por meio da loja virtual, as unidades físicas estão nos mercados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás estão nos planos para os próximos três anos.
Só este ano a Havan ergueu 137 mil metros quadrados e investiu R$ 257 milhões em 14 novas lojas, além de reformar a loja de Brusque – que também receberá três salas de cinema –, a maior da rede.
Veículo: Diário Catarinense