O Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa - Campinas) registra uma grande procura por flores e acessórios nos tons vermelho, branco e verde, as cores tradicionais do natal. São pessoas em busca de uma decoração que remeta à data. Os dois produtos mais procurados no período são as tuias ou pinheirinhos, utilizadas para compor árvores de Natal, e a poinsétia, popularmente conhecida como bico de papagaio. Conforme a gerente do Mercado, Ana Rita Pires Stenico, entre a segunda quinzena de novembro e o começo de dezembro, a venda de pinheiros é o dobro de outros períodos do ano chegando a 55 mil vasos comercializados.
Já a poinsétia, segundo ela, representa aproximadamente 60% da demanda de flores em vasos do período. São ofertados 280 mil potes de vários tamanhos. A planta é encontrada em tons creme, salmão, branco e rosa claro e escuro. No entanto a mais comercializada é a vermelha. Também há uma variedade diferente em tom vermelho com detalhes em creme chamada red pink.
O produtor de tuias, Joaquim dos Santos, permissionário da Ceasa, relata que este é o período de melhor comercialização da planta. "Vendo 20% a mais e estamos esperando que este ano seja melhor que no ano passado", afirma. Joaquim diz que as tuias mais procuradas para a decoração de Natal são a áurea em tamanhos menores. As variedades europa, maçã, limão e pavão, segundo ele, são mais utilizadas para paisagismo, em jardins.
Santos também chama a atenção para a necessidade de cuidar do pinheirinho usado como árvore de Natal. "A planta precisa estar em local com claridade, ter a raiz úmida, regada todos os dias e, de preferência, sem muitas luzinhas acesas, que a prejudicam",diz. Depois da data é possível continuar cuidando da planta no vaso ou até plantar no jardim.
O permissionário Ademir Galvão Júnior disse que desde o começo de novembro todas as poinsétias que chegam são vendidas. Ele calcula que 90% do que vende da flor é nestes meses. A planta envasada dura até três meses e depois pode ser plantada no chão e virar um arbusto que chega a 1,5 metro de altura. Segundo Júnior, a poinsétia deve ficar em local claro, ser regada de uma a duas vezes por semana, sem acumular água embaixo do vaso para que a raiz não apodreça.
As "flores" coloridas da poinsétia na verdade são bractéas, ou seja, folhas modificadas que assumem colorações e formas semelhantes às pétalas. A produção profissional da planta consegue deixar as folhas coloridas o ano todo graças à tecnologia de estufas e sombreamento. Em casa ela tem um ciclo e fica verde em alguns meses e depois precisa de sol e pode voltar a ficar vermelha.
A gerente da Ceasa, Ana Rita, diz que nesta época há um aumento na procura por flores em geral para presentes, decorações de estabelecimentos e de festas.
Outras opções em vasos bastante procuradas são begônias, kalanchoes, calandivas, gérberas, azaleias, antúrios e bromélias, todas em tons vermelho e branco. As flores em maços, nestas cores, também têm venda aquecida.
O Mercado de Flores da Ceasa-Campinas tem também uma área de acessórios com produtos para compor arranjos, decoração, paisagismo e outros. No setor há uma variedade grande de oferta de papéis, cestas, vasos e produtos em metal, vidro e cipó. "Nos acessórios calculamos que a comercialização chega a ser ampliada em 100% em relação a períodos normais", avalia a gerente.
O mercado tem horários especiais para empresas e profissionais cadastrados e para o público em geral. Para os clientes cadastrados, às segundas e quintas, das 6h30 às 13h. Para o público em geral, segundas e quintas, das 13h às 16h30; as terças, quartas e sextas-feiras das 8h às 16h30 e aos sábados das 8h às 13h.
Veículo: DCI