Indústria de produtos de limpeza cria 1,7 mil empregos em 2012

Leia em 1min 50s

Os fabricantes brasileiros de produtos de limpeza e afins chegam ao fim de 2012 com um aumento de 3,8% do nível de emprego no setor. Foram criadas 1,7 mil vagas, somando 45,5 mil trabalhadores empregados. A categoria de produtos de limpeza e polimento registrou a maior alta (5,6%), seguida por desinfestantes (produtos para controle de pragas, 4,3%) e sabões e detergentes (2%).

O setor deve fechar o ano com vendas na ordem de R$ 12,9 bilhões, avanço de 3,5% sobre 2011. No ano passado, o segmento já havia registrado crescimento em vendas de 8% sobre 2010, segundo estudo inédito realizado pela FGV Projetos, a pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla). Sabões e detergentes concentram o maior volume de vendas em 2012, somando R$ 9,9 bilhões.

Segundo o consultor da FGV Projetos, Robson Gonçalves, o crescimento do setor, acima do avanço geral da economia brasileira no ano, se explica pela ascensão da nova classe média. "Existe uma diferença muito grande quando uma família passa da faixa de renda mais baixa para as duas [faixas] médias baixas, há uma mudança de padrão de consumo, de conscientização de consumo e novos produtos são incorporados a esse padrão", explica.

Em 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) setorial das indústrias de produtos de limpeza acompanhou o crescimento do PIB brasileiro. Já este ano, quando as expectativas mais otimistas falam em um crescimento do PIB nacional de 1,5%, o setor deve ter avanço entre 2,5% e 3%, de acordo com o levantamento da FGV. "É um setor tributado acima da média nacional [39%, ante 35% de média], que não recebeu estímulos governamentais, mas que está contribuindo para o crescimento do País, enquanto a economia está desacelerando", avalia Gonçalves.

Na última sexta-feira, em evento em São Paulo, a Abipla assinou um pacto setorial voluntário com o Ministério do Meio Ambiente que prevê quatro pilares: a regularização de empresas que hoje atuam na clandestinidade, o estímulo ao uso consciente dos produtos pelos consumidores, o correto descarte de embalagens e a concentração e compactação. "A ideia é incentivar cada vez mais empresas a tomarem essas iniciativas sustentáveis", diz a diretora-executiva da Abipla, Maria Eugênia Saldanha.



Veículo: DCI


Veja também

Biscoitos tradicionais do interior de Minas ganham selo de procedência

Tradicional iguaria produzida desde o século 19 em São Tiago, no Campo das Vertentes, entra no seleto grup...

Veja mais
Excesso de calor impulsiona venda de equipamentos de refrigeração

Lojistas afirmam que demanda pode superar capacidade de abastecimento de algumas linhasPara amenizar os efeitos da tempe...

Veja mais
Cliente gasta mais em loja com restaurante

No fim do ano, os consumidores na nova loja conceito da Tommy Bahama, na Quinta Avenida, em Manhattan, poderão co...

Veja mais
Novo líder da China indica mais abertura da economia

O novo líder da China, Xi Jinping, pareceu dar um sinal de compromisso com mais liberalização da ec...

Veja mais
Onofre nega venda de sua operação para a CVS Caremark

Pela segunda vez ao longo desse ano a Drogaria Onofre, rede varejista de medicamentos, é alvo de especulaç...

Veja mais
Supermercados apresentam 3ª alta e puxam elevação do varejo

Pelo terceiro mês consecutivo, os preços no varejo de São Paulo apresentaram elevação....

Veja mais
Produtores da banana prata reivindicam a Indicação Geográfica

Agricultores familiares do Sul de Minas estão reivindicando junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial...

Veja mais
Crise afeta polo de tricô

Produtos chineses são principal motivo Reconhecido polo de tricô do Estado, Jacutinga, no Sul de Minas Gera...

Veja mais
Hiper Graphic aposta na personalização

Com a proximidade do Natal, pessoas que desejam brindar familiares com produtos diferenciados e empresas que apostam em ...

Veja mais