Grandes redes se movimentam para queimar o estoque do Natal e oferecem descontos de até 80% nas lojas físicas e na web. Celulares e ventiladores são os produtos mais procurados
Depois de um Natal morno, os saldões de janeiro vêm como saída para alavancar as vendas e zerar os estoques de grandes redes, que já oferecem descontos de até 80% desde o primeiro dia útil do ano. Embora o varejo tenha conseguido manter sua perfomance de crescimento acima da economia em 2012, com avanço de aproximadamente 8,9% no acumulado até outubro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), muitos desafios ainda cercam o setor. Para incrementar o faturamento e driblar as incertezas dos próximos meses, estão sendo liquidados eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, brinquedos, informática, utilidades domésticas e outros produtos.
Segundo o economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Carlos Thadeu de Freitas, os saldões são positivos porque chegam exatamente no rastro de um mês em que as vendas não surpreenderam. “Em dezembro, as vendas em todo o país cresceram 6,5%, nível praticamente igual ao de 2011”, explica. “O nível de endividamento segurou as vendas e, como este será um ano mais fraco que o esperado para o ano passado, quem tem estoque precisa vender”, acrescenta.
Com as lojas iniciando as liquidações no dia seguinte ao Natal, a consequência foi o aumento médio de 8,85% nas compras no varejo da capital na semana de 26 de dezembro a 2 de janeiro, segundo balanço das consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito. “É um número muito positivo, levando em consideração que tivemos um feriado prolongado nesse período”, afirma a economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Ana Paula Bastos.
Entre as redes que prometem descontos está a Ricardo Eletro, que garante preços até 80% menores que os originais. Mas quem pagar à vista pode economizar ainda mais. O aposentado Geraldo Moreira dos Santos levou para casa um ventilador e uma piscina. “Economizei cerca de R$ 100, mas saí com vontade de comprar uma televisão. Espero voltar antes de a promoção acabar”, diz.
Segundo o gerente da unidade Ricardo Eletro da Rua Curitiba, Gilberto Silva, entre os itens mais vendidos estão os celulares, que respondem por 50% do faturamento na época dos saldões, seguidos pelos produtos que têm alta procura no verão – como ventiladores e piscinas de plástico – linha branca e eletrodomésticos.
PECHINCHA Casas Bahia e Ponto Frio, que não informaram quais são os descontos oferecidos aos clientes, também liquidam os estoques desde o início da semana. No Magazine Luiza, a temporada de preços baixos começa na próxima terça, com produtos até 70% mais baratos. Nas lojas físicas do Extra, todas as categorias de produtos serão liquidadas a partir de hoje, inclusive panetones (50% de desconto) e aves natalinas (20% mais baratas).
Na internet, Walmart, Extra.com, Submarino e Americanas.com também oferecem descontos de 10% a 70%. De olho nesse movimento, os shoppings Boulevard e ItaúPower também já anunciaram as datas de seus saldões. No Boulevard, a megaliquidação ocorre de 20 a 24 de fevereiro, e no Itaú entre os dias 1º e 3 de fevereiro. Até o fim do mês, espera-se que outros shoppings e lojas anunciem as datas de suas liquidações.
Veículo: Estado de Minas