Aberta temporada de saldões para zerar estoques

Leia em 2min 40s

Grandes redes se movimentam para queimar o estoque do Natal e oferecem descontos de até 80% nas lojas físicas e na web. Celulares e ventiladores são os produtos mais procurados


Depois de um Natal morno, os saldões de janeiro vêm como saída para alavancar as vendas e zerar os estoques de grandes redes, que já oferecem descontos de até 80% desde o primeiro dia útil do ano. Embora o varejo tenha conseguido manter sua perfomance de crescimento acima da economia em 2012, com avanço de aproximadamente 8,9% no acumulado até outubro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), muitos desafios ainda cercam o setor. Para incrementar o faturamento e driblar as incertezas dos próximos meses, estão sendo liquidados eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, brinquedos, informática, utilidades domésticas e outros produtos.

Segundo o economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Carlos Thadeu de Freitas, os saldões são positivos porque chegam exatamente no rastro de um mês em que as vendas não surpreenderam. “Em dezembro, as vendas em todo o país cresceram 6,5%, nível praticamente igual ao de 2011”, explica. “O nível de endividamento segurou as vendas e, como este será um ano mais fraco que o esperado para o ano passado, quem tem estoque precisa vender”, acrescenta.

Com as lojas iniciando as liquidações no dia seguinte ao Natal, a consequência foi o aumento médio de 8,85% nas compras no varejo da capital na semana de 26 de dezembro a 2 de janeiro, segundo balanço das consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito. “É um número muito positivo, levando em consideração que tivemos um feriado prolongado nesse período”, afirma a economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Ana Paula Bastos.

Entre as redes que prometem descontos está a Ricardo Eletro, que garante preços até 80% menores que os originais. Mas quem pagar à vista pode economizar ainda mais. O aposentado Geraldo Moreira dos Santos levou para casa um ventilador e uma piscina. “Economizei cerca de R$ 100, mas saí com vontade de comprar uma televisão. Espero voltar antes de a promoção acabar”, diz.

Segundo o gerente da unidade Ricardo Eletro da Rua Curitiba, Gilberto Silva, entre os itens mais vendidos estão os celulares, que respondem por 50% do faturamento na época dos saldões, seguidos pelos produtos que têm alta procura no verão – como ventiladores e piscinas de plástico – linha branca e eletrodomésticos.

PECHINCHA Casas Bahia e Ponto Frio, que não informaram quais são os descontos oferecidos aos clientes, também liquidam os estoques desde o início da semana. No Magazine Luiza, a temporada de preços baixos começa na próxima terça, com produtos até 70% mais baratos. Nas lojas físicas do Extra, todas as categorias de produtos serão liquidadas a partir de hoje, inclusive panetones (50% de desconto) e aves natalinas (20% mais baratas).

 Na internet, Walmart, Extra.com, Submarino e Americanas.com também oferecem descontos de 10% a 70%. De olho nesse movimento, os shoppings Boulevard e ItaúPower também já anunciaram as datas de seus saldões. No Boulevard, a megaliquidação ocorre de 20 a 24 de fevereiro, e no Itaú entre os dias 1º e 3 de fevereiro. Até o fim do mês, espera-se que outros shoppings e lojas anunciem as datas de suas liquidações.


Veículo: Estado de Minas


Veja também

Comércio reduz estoques e já faz pedidos à indústria

Com menor sobra de mercadorias depois do Natal, redes varejistas fazem encomendas, o que deve acelerar a produç&a...

Veja mais
Apicultura ganha mercado

Para expandir as vendas nos mercados interno e externo, representantes da Conap estão investindo em certifica&cce...

Veja mais
Novas normas da Anvisa para protetores solares aumentam proteção ao consumidor

Daqui a um verão os consumidores brasileiros encontrarão nas prateleiras de farmácias e drogarias p...

Veja mais
Produtores de embalagens flexíveis vão retomar investimentos em 2013

As indústrias de embalagens plásticas flexíveis devem voltar a fazer investimentos a partir de 2013...

Veja mais
Empregador previne doenças da equipe

Com aumento de custos de 155% em dez anos, companhias criam programas internos para diminuir internaçõesSe...

Veja mais
Indústria farmacêutica destina seus recursos de pesquisa a outros países

Legislação brasileira que define prazos muito longos torna inviável captação de inves...

Veja mais
Subsídio para compra de remédios

Mais de 2 milhões de pessoas no Brasil já recebem das empresas onde trabalham subsídio para a compr...

Veja mais
2012 foi ano atípico para o mercado de trigo no Brasil

A comercialização de trigo está difícil devido à falta de qualidadeO ano de 2012 foi ...

Veja mais
Vendas de cloro crescem 4,6% em 2012, até novembro

A produção e as vendas de cloro seguem a trajetória de alta no acumulado de 2012 até novembr...

Veja mais