Shoppings iniciam onda de liquidações

Leia em 4min 10s

Lojistas apostam nessa estratégia para manter os negócios em alta durante o primeiro bimestre do ano.


Após o Natal, centros de compras e lojistas apostam em estratégias para manter os negócios em alta durante o primeiro bimestre do ano, período no qual inúmeras despesas afastam o consumidor dos estabelecimentos. Pensando nisso, os principais centros de compras da capital mineira começam a preparar suas tradicionais liquidações, nas quais são oferecidos descontos que chegam a até 70%.

O primeiro saldão depois das festas de fim de ano é o Liquidays, no Minas Shopping, na região Nordeste de Belo Horizonte. Embora a data não tenha sido definida, o gerente de Marketing do empreendimento, Renan Souza, adianta que ela acontecerá ao longo de um fim de semana (sexta, sábado e domingo) da segunda quinzena de janeiro. De acordo com ele, todas as operações aderem à ação, reduzindo os preços dos produtos em até 60%.

A expectativa é que, na comparação com a promoção realizada em período semelhante do ano passado, as vendas tenham incremento de 7%. No total, 210 mil pessoas devem trafegar pelos corredores do mall, aumento de 12%, frente a 2012. Estima-se que, em um fim de semana comum, o mall receba um público de 160 mil pessoas. No total, o centro de compras investe R$ 150 mil em ações de divulgação com foco no Liquidays.

Entre 1 e 3 de fevereiro, consumidores ávidos por descontos devem recorrer ao Shopping Cidade, na região central. Nesses dias, as lojas do complexo prometem descontos de até 70% para a clientela. Segundo a coordenadora de Marketing, Tânia Souza, a data foi escolhida por corresponder ao fim de semana que antecede o Carnaval.

"Com isso, as pessoas podem aproveitar para reforçar a bagagem com alguns itens novos antes de viajar", afirma. Ela acrescenta que, no confronto com o último exercício, as comercializações nessa época devem ter elevação de 15%, enquanto o fluxo pode registrar alta de 25%.

Boulevard - O Boulevard Shopping, na região Leste, é outro empreendimento que já agendou sua liquidação. Diferente dos demais, o período é um pouco mais extenso, com duração de cinco dias. Portanto, entre 20 e 24 de fevereiro vai ser possível adquirir roupas, sapatos, cosméticos, bijuterias e outros produtos a valores até 70% mais em conta. A expectativa é que a aderência dos lojistas seja de 80%. Conforme o gerente de Marketing, Daniel Vieira, vendas e fluxo devem crescer 12% e 20%, respectivamente.

A liquidação demanda aportes da ordem de R$ 50 mil. Além da divulgação, em veículos de mídia impressa e eletrônica, o montante inclui ação cujo objetivo é incentivar ainda mais as lojas. "O estabelecimento mais bem decorado, com a equipe de vendas mais motivada, vai ser premiado. Este ano, ainda não foi definido qual prêmio será, mas já distribuímos televisores e jantares".

A decisão de promover a liquidação no segundo mês do ano e após o Carnaval foi estratégica. "Para o Boulevard, fevereiro, devido ao Carnaval e a uma menor quantidade de dias úteis, é bem menos rentável. Portanto, optamos por realizar a promoção na segunda quinzena, quando a maior parte das pessoas já voltou de viagem e retomou a rotina de estudo e trabalho", explica.

Os shoppings administrados pela Multiplan, BH Shopping, Diamond Mall e Pátio Savassi, todos na região Centro-Sul, promovem mais uma edição da Liquidação do Lápis Vermelho cuja data ainda não foi definida.

Já o shopping Del Rey, região Noroeste, e Estação BH, região de Venda Nova, realizaram, entre 27 e 29 de dezembro, a liquidação Ponto Mix. Na ocasião, os clientes compraram com descontos de até 50%.


Objetivo é queimar os estoques do Natal

Enquanto as liquidações envolvendo maior número de operações não começam, alguns lojistas não perdem tempo e baixam os preços a fim de queimar o estoque que restou do Natal. Na loja de calçados Karita/Ideale, o crescimento aquém do esperado em dezembro provocou, naturalmente, um acúmulo maior de mercadoria. "Minha expectativa era de ampliar as vendas em 15% sobre 2011, mas não passei dos 5%", lamenta o proprietário, Marcelo Rolim.

Assim, desde a última quinta-feira, a loja oferece descontos de até 50% nas mercadorias. A promoção deve durar até o fim deste mês. Com isso, a expectativa é de que as vendas tenham incremento de até 10%, ante ao mesmo mês de 2012. "O fato de o Carnaval acontecer no início de fevereiro favorece as vendas da última semana de janeiro, quando os resultados não costumam ser favoráveis ao comércio", argumenta Rolim.

Investir em liquidações para minimizar perdas acumuladas no Natal também é a aposta da loja de vestuário Colcci, do Boulevard Shopping. A liquidação começa na segunda-feira, com descontos de variam de 20% a 40%.

"No Natal eu tive uma retração de 20% em relação ao ano passado e espero voltar a atrair os compradores com preços mais em conta. Temos produtos exclusivos, a loja já está toda decorada e os funcionários confiantes", afirma a proprietária, Cleonice Lima.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Lei deve impulsionar setor de queijos em Minas

Legislação foi fruto de pesquisa, consulta e intensas negociações com produtores .Já ...

Veja mais
Famílias espanholas reduzem compra de comida por falta de dinheiro

Em setembro e outubro, o consumo de alimentos baixou em volume e em valor    A combinação d...

Veja mais
Risco de alta no frete agrícola é de até 30% na safra atual

Nova lei sobre descanso dos motoristas e reajuste dos combustíveis devem inflar o custo do transporte da produ&cc...

Veja mais
A gaúcha Memphis é alvo constante de assédio de gigantes do ramo

Neste ano, um dos objetivos da sexagenária é dar cara nova a tradicionais linhas de produtos para atrair o...

Veja mais
Eletrodomésticos estão na mira da fiscalização

Desde o dia 1 de janeiro, lojistas estão impedidos de vender produtos fabricados sem o selo de qualidade do Inmet...

Veja mais
Agreste tem 2º maior polo têxtil do País

Com 8 mil novos empreendimentos em 10 anos, região só perde para São PauloO polo de confecç&...

Veja mais
Onda de calor acelera vendas de ar-condicionado e bebidas

O forte calor registrado em dezembro, com recordes de até 43,2º C no Rio de Janeiro e de 40,7º C no Rio...

Veja mais
Comércio reduz estoques e já faz pedidos à indústria

Com menor sobra de mercadorias depois do Natal, redes varejistas fazem encomendas, o que deve acelerar a produç&a...

Veja mais
Apicultura ganha mercado

Para expandir as vendas nos mercados interno e externo, representantes da Conap estão investindo em certifica&cce...

Veja mais