Pacotes corporativos animam as agências de marketing

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A venda de pacotes corporativos com ingressos atrelados a serviço de recepção e acompanhamento de convidados e ações de marketing baseadas na exposição de marcas em shopping centers ou outros pontos de venda são algumas estratégias adotadas por empresas que atuam no segmento publicitário em 2013. A ideia é aproveitar os holofotes da Copa das Confederações para divulgar marcas de clientes patrocinadores e não-patrocinadores junto ao público que estará nos jogos.

A Traffic, que trabalha em diferentes nichos de promoção publicitária e negócios relacionados ao esporte, é um dos players que devem aproveitar esse boom de oportunidades. Recentemente a empresa fechou parceria com a companhia inglesa Sports World, que vai ajudá-la a oferecer pacotes de hospitalidade criados para atender convidados de empresas que vão acompanhar a Copa das Confederações no Brasil.

Marcelo Haegenbeek, diretor de Novos Negócios da Traffic, contou que a empresa comprou o direito de explorar esse serviço junto à Fifa em 2009.

"Vamos fazer ações de ativação e de hospitalidade. Também somos a empresa oficial da Fifa que fará a venda de pacotes VIP. Acredito que o mercado ficará bastante aquecido em 2013. O volume de negócios no setor deve crescer ainda mais nos próximos anos, quando acontecem a Copa do Mundo e a Olimpíada", disse o executivo.

Haegenbeek projeta que o setor publicitário deve chegar a ter alta de 10% em 2012, e de 15% em 2013. Para justificar seu ponto de vista otimista, ele contou que a Traffic esta sendo procurada por várias empresas estrangeiras interessadas em parcerias para realização de ações de marketing no Brasil.

Outro segmento que impulsionará os negócios da Traffic é a venda de camarotes e de cotas de patrocínio das novas arenas. Atualmente a companhia comercializa esses espaços no estádio do Palmeiras, que esta sendo reformado e deve ficar pronto no final de 2013.

Recuperação

Os bons ventos não sopraram com a mesma intensidade para todos os players que atuam do segmento publicitário em 2012, mas o cenário deve melhorar este ano porque as agências de nichos pretendem diversificar ações para evitar queda de desempenho.

Carlos Valladão, presidente da Eugenio Marketing Imobiliário, contou que a empresa não cresceu em 2012 porque seus principais clientes são do setor imobiliário, que promoveu um número pequeno de lançamentos no ano.

"As construtoras viveram um 'período de ouro' entre 2007 e 2011, mas na hora de entregar os produtos enfrentaram algumas dificuldades. Além disso, a crise afetou a economia do Brasil e do setor. Esperamos um crescimento moderado em 2013", disse.

Para aumentar sua lucratividade, a agência pretende diversificar a estratégia de negócio. "Vamos fazer ações em pontos de venda, principalmente nos shoppings. Temos clientes nesse setor e, apesar de os planos não estarem finalizados, adianto que queremos fazer ações nos estabelecimentos da Multiplan", comentou.

Para a coordenadora do MBA de Marketing Esportivo da ESPM, Clarice Setyon, as ações de marketing indireto em pontos de venda devem aumentar: "Espaços que mantêm uma grande concentração de pessoas já são utilizados para promoção de marcas. Mas, se compararmos o que as empresas costumam investir hoje com o que deve acontecer durante os jogos esportivos, o aumento de verbas deve chegar a dois dígitos". A Eugênio também negocia a conta de um patrocinador oficial da Copa das Confederações, cujo nome não pode revelar por razões contratuais.

Resultados

Especialistas apontam que em se tratando de oportunidades de crescimento mercadológico, os jogos esportivos fazem do Brasil a "bola da vez" no âmbito mundial. Atrelado a isso, o aumento significativo do consumo da "nova" classe média nos últimos anos, em vários setores, estimula a presença, na mídia, dos anunciantes que precisam se comunicar e interagir com esse novo segmento de consumidores.

A especialista da ESPM estimou que o mercado de publicidade (no geral) deve crescer 15% este ano e no próximo, e a alta pode passar de 20%. Já Evange Elias Assis, coordenadora do curso de especialização em Marketing no Varejo do Senac, também ressaltou que o otimismo dos empresários deve ser confirmado.

"Embora analistas do mercado financeiro estimem um crescimento da economia em torno de 3,4% em 2013, o otimismo é maior no mercado publicitário que, segundo o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo [Sinapro], prevê um crescimento entre 9% e 11%. Esse otimismo é apoiado, principalmente, em eventos esportivos de grande repercussão que serão realizados no País como a Copa das Confederações", concluiu.


Veículo: DCI


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