Consumidor mantém um olho na dívida, outro na liquidação

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Pesquisa mostra queda de 2% na disposição para o consumo e shoppings contra-atacam abrindo a temporada de ofertas


As famílias brasileiras começaram o ano com menos disposição para consumir. É o que aponta a pesquisa nacional de Intenção do Consumo das Famílias, divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo o estudo, na comparação com dezembro, o índice registrou queda de 2,1%, enquanto na comparação com janeiro de 2012 o recuo foi de 3,3%. A queda, segundo o economista da CNC Bruno Fernandes, pode ser justificada pelo elevado nível de endividamento das famílias e comprometimento da renda com pagamento de impostos como IPVA e IPTU, além de gastos como matrículas e material escolar. Porém, mesmo com a falta de “interesse” do consumidor em comprar mais, parte do varejo tem apostado em descontos como forma de driblar um período morno para o comércio.

A expectativa é de que as liquidações contribuam para a recuperação das vendas, que no mês passado tiveram crescimento de 6,5%, índice praticamente igual ao de dezembro de 2011, segundo dados da CNC. De acordo com Fernandes, mesmo que as famílias estejam endividadas, o mercado de trabalho continua forte e isso poderá contribuir para a retomada do consumo no início deste ano. “Esperamos que o consumidor mantenha ritmo moderado nas compras, porém positivo. A taxa de desemprego continua baixa e os ganhos reais dos trabalhadores se mantiveram”, afirma o economista. “A tendência é de recuperação desses resultados ao longo do mês, já que o comércio se descolou da indústria e vem sustentando a economia”, acrescenta.


Promoções

De olho na oportunidade de vender mais, os shoppings da capital prometem os maiores descontos. Durante a temporada de preços baixos, que ocorre a partir da última semana do mês, alguns produtos poderão ser encontrados com preços 80% menores que os originais. Os malls da rede Multiplan, BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, investiram cerca de R$ 420 mil em ações publicitárias para atrair público nos quatro dias da Liquidação do Lápis Vermelho. Entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, os shoppings vão oferecer simultaneamente descontos de até 70% em peças de vestuário, eletrônicos, utensílios domésticos e até na praça de alimentação.

No BH Shopping, o gerente de marketing, Renato Tavares, espera incremento de 12% nas vendas e 2% no tráfego, na comparação com o mesmo período do ano passado, e haverá preços reduzidos em todos os setores, inclusive na alimentação. “Há duas edições temos sentido a adesão desse segmento, que entra no clima e prepara pratos e oferece preços diferenciados para acompanhar os outros lojistas.”

No DiamondMall, a expectativa de crescimento é de 10% nas vendas e 2% no tráfego em relação à liquidação de 2012, segundo a gerente de marketing, Flávia Louzada. Segundo ela, o momento é positivo para os lojistas, que pretendem girar o estoque para lançar as novas coleções, mas também para o consumidor, que encontra peças atemporais. No Pátio Savassi, que terá incremento de 12% no número de lojistas participantes na edição deste ano, a gerente Rejane Duarte conta que é esperado aumento de 8% nas vendas e de 3% no fluxo de pessoas.

Estoque garantido nas lojas

Embora algumas promoções já tenham começado em algumas lojas, no dia seguinte ao Natal, os gerentes dos shoppings garantem que ainda haverá estoque para ser liquidado. Isso porque as lojas se preparam com antecedência para o período. “As lojas trabalham com reposição e a maioria se organiza em rede e com logística necessária para transferir peças de uma loja para outra”, explica Carolina Vaz, gerente de marketing do Shopping Cidade. Também promove megaliquidação o ItaúPower Shopping, que abre as portas com descontos entre 1º e 3 de fevereiro. O Estação BH, que terá descontos de até 80%, e o Del Rey lançam a promoção Ponto Mix de 31 de janeiro a 3 de fevereiro.

Já o Boulevard Shopping adotou estratégia diferente e liquida os estoques entre 21 e 24 de fevereiro, quase um mês depois dos concorrentes. Segundo o gerente de marketing, Daniel Vieira, o objetivo é se distanciar das outras promoções e segurar as vendas. “Por causa do carnaval, será um mês em que o comércio vai perder bastante”, conta.



Veículo: Estado de Minas


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