Movimentação no Porto de Santos para o trigo vem superior aos meses anteriores ainda com apenas a primeira metade do mês completo, reflexo de alguma redução nos preços internacionais e no período de colheita nos nossos países vizinhos.
Segundo o line-up do principal porto da América Latina, desembarques de trigo neste mês já somam 82,75 mil toneladas. Todos os navios previstos ou atracados tem como origem portos argentinos, algo que mostra que ainda não se verificam compras de trigo externo ao MERCOSUL por parte dos moinhos paulistas.
Comparado aos meses anteriores, tivemos o desembarque de 71,9 mil toneladas em dezembro e 65,7 mil toneladas em novembro, mostrando que a recente alta nos preços do trigo no interior e o período sazonal favorecem compras externas no sudeste como mostramos recentemente em nossa tabela de paridade de importação de trigo.
Há uma restrição de exportações de trigo argentina até o início de março em 2,5 milhões de toneladas. Isso também acelera o apetite dos importadores neste momento, já que em 6 de março uma nova reunião entre o governo argentino e as traders locais irá definir o aumento ou não das liberações de exportações de trigo daquele país.
Veículo: Agrolink