Plano da Ambev tem 15 clubes de futebol

Leia em 3min

Seis meses buscando parceiros. Neste tempo, os diretores da Ambev conversaram com executivos de diferentes setores e conseguiram montar um grupo para lançar uma campanha que alia vendas e futebol. O "Movimento por um Futebol Melhor" envolve nove empresas, quinze clubes e 18 redes de supermercados. A previsão inicial era lançar a campanha em outubro, mas atrasou e ficou para esta semana. Na segunda-feira à noite, a Ambev deslanchou o projeto, no qual está investindo R$ 25 milhões - parte da verba saiu do orçamento de 2012 e parte está no de 2013.

Fora este investimento, as empresas vão investir em ações promocionais nos pontos de vendas.

O plano consiste, basicamente, em oferecer descontos de 5% a 10% ao consumidor que for sócio de um clube de futebol e estiver com a mensalidade em dia.

A Ambev busca a adesão de empresas de outros setores, como uma companhia aérea ou agência de turismo.

Dificuldades na adaptação do sistema de descontos ao operacional de alguns parceiros atrasou o início do programa. O Walmart, por exemplo, ainda não está apto a vender com desconto por causa disso.

O mesmo acontece com outras nove redes, que já fazem parte do grupo, mas ainda não têm o sistema adaptado - incluindo os supermercados Sonda, Lopes e BH.

A campanha do projeto está com a 9ine, a agência de marketing esportivo do ex-jogador Ronaldo Nazário - que é também o "embaixador" do movimento -, e deve começar a ser veiculada esta semana na TV, internet e em mídias digitais. Todas as inserções publicitárias são pagas pela Ambev.

No lançamento do programa, no Memorial da América Latina, em São Paulo, estavam os presidentes de Ambev (João Castro Neves), Seara (David Palfenier), Bradesco (Luiz Carlos Trabuco), Danone (Mariano Lozano), Burger King (Iuri Miranda) e Sky (Luiz Eduardo Baptista), além de diretores de Unilever, Netshoes e PepsiCo.

A Unilever entrou no projeto com dez marcas. A expectativa é que as vendas desses produtos cresçam "dois dígitos" nos próximos três anos, disse à reportagem Luiz Dente, diretor de trade marketing. A empresa investiu "alguns milhões" na campanha, segundo ele, e agora vai concentrar as ações promocionais nos pontos de venda. "Vai ter um material grande" para apresentar a promoção ao consumidor, disse.

A empresa não descarta a possibilidade de fazer embalagens diferenciadas, temáticas, ao longo do ano, e os descontos poderão chegar a 15% no futuro.

O abatimento no preço pode afetar a margem bruta das empresas e por isso elas tratam o tema como investimento. Marcel Marcondes, diretor de conexões com o consumidor da Ambev, diz que o gasto é para "fazer a roda girar". "Na medida que dá desconto, reduz a margem, não tem milagre".

A Brahma é a marca da Ambev no projeto e vai custar R$ 0,20 a menos, mesmo em promoções.

Mariano Lozano, presidente da Danone no Brasil, diz que os descontos não vão reduzir a rentabilidade das duas marcas que estão no programa, Activia e Danone. "É um investimento para aumentar a receita."

No Burger King, os descontos serão de 7% a 8% em sanduíches de frango e carne a partir de fevereiro, disse o presidente Miranda.

O Bradesco entrou com três ações no cartão de crédito - desconto de 5% na mensalidade debitada, por exemplo - e analisa a possibilidade de adaptar serviços para a área de seguros, diz Domingos Abreu, diretor executivo do banco. A aposta da instituição é que o torcedor concentre gastos e aumentando a base do cartão, "o que gera mais renda para a empresa e volta em benefício" para o cliente, diz ele.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Fabricantes de papel iniciam 2013 com reajustes de até 12%

As fabricantes brasileiras de papel iniciaram 2013 com anúncios de reajuste de preço de até 12%, pa...

Veja mais
Preço da cesta-básica em São Paulo cresceu 8,64% no ano passado

O valor da cesta básica em São Paulo teve alta de 8,64% em 2012 ante 2011, indica pesquisa da Fundaç...

Veja mais
Após quatro anos, sistema de rastreamento de remédios ainda não funciona

O objetivo da lei, que deveria ter passado a funcionar há um ano, é evitar sonegação fiscal,...

Veja mais
O cultivo de morango tem rendido bons lucros aos produtores mineiros

Tendência é que a produção seja expandida significativamente na região ao longo dos pr...

Veja mais
Danone quer faturar mais de R$ 2 bi anualmente

O presidente da Danone Brasil, Mariano Lozano, afirmou que a empresa quer atingir faturamento de mais de R$ 2 bilh&otild...

Veja mais
Varejo tem retração de 1% nas vendas de novembro em Minas Gerais

As vendas no comércio varejista tradicionalmente começam a se aquecer no mês que antecede as festas ...

Veja mais
Cesta básica do Recife subiu 7,86% em dezembro, revela IPMN

A cesta básica no Recife chegou ao último mês de 2012 com aumento médio de 7,86% frente a nov...

Veja mais
Safra aumenta e qualidade da uva fica acima da média neste ano, diz Embrapa

A qualidade da uva deverá ficar acima da média neste ano no Rio Grande do Sul, o que vai refletir no produ...

Veja mais
Vendas do comércio varejista crescem 0,3% em novembro

Crescimento apontado pela Pesquisa Mensal de Comércio foi o sexto resultado positivo consecutivoAs vendas no com&...

Veja mais