A cesta básica no Recife chegou ao último mês de 2012 com aumento médio de 7,86% frente a novembro, aponta o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. De acordo com o levantamento, para sustentar uma família de cinco pessoas - dois adultos, dois adolescentes e uma criança - é necessário desembolsar pelo menos R$ 542,19 na capital pernambucana.
O instituto avaliou em dezembro os preços de 20 produtos que estão entre os mais consumidos pelos recifenses, a exemplo de inhame, fubá, ovo, feijão, carne de frango, leite e café. Para isso, foram visitados 39 estabelecimentos em 25 bairros. Boa Viagem e Parnamirim despontaram entre os mais onerosos, segundo o IPMN. Casa Amarela, por sua vez, revelou os preços mais competitivos.
O alimento que apresentou maior alta em dezembro foi a batata (42,68%), com o quilo custando, em média, R$ 3,98. No caso deste produto, a variação de preço entre os supermercados e mercadinhos pesquisados chegou a 78,06%, revela a pesquisa.
Do outro lado, a banana lidera o grupo de alimentos que apresentaram redução de preço nas gôndolas: -4,92% em relação a novembro. Óleo de cozinha (-2,14%), ovo (-1,31%) e café (-0,39%) também ficaram mais baratos.
Veículo: Diário de Pernambuco