Atacadistas frustrados com faturamento

Leia em 2min 10s

Mesmo com aumento, resultado não foi o esperado; expectativa é que número ultrapasse R$ 11,6 bilhões.


O setor atacadista mineiro fechou o ano passado com resultados mais modestos do que o esperado. Após registrar crescimento real de cerca de 8% no faturamento no ano anterior, em 2012 o segmento não avançou no mesmo ritmo.

A Associação dos Atacadistas e Distribuidores do Estado de Minas Gerais (Ademig) ainda não divulgou o faturamento de 2012. Em 2011, o setor passou de R$ 9,4 bilhões para R$ 10,8 bilhões. A estimativa é que neste último exercício tenha ultrapassado os R$ 11,6 bilhões.

Por outro lado, o incremento ficou acima do previsto anteriormente, que era de 4%. "Devemos ter ficado perto dos 8% de crescimento nominal.  menos que a projeção de crescimento feita no início do ano, que era de 12% a 14% (nominal), mas acima da última revisão (4%), o que não deixa de ser um bom resultado", afirmou o presidente da Ademig, Ronaldo Saraiva Magalhães.

O crescimento um pouco menor que o esperado se deu em função do menor crescimento do país, segundo Magalhães, que bateu todas as previsões negativas e o PIB não deve ultrapassar 1%. Para 2013, o dirigente aposta que o setor atacadista deverá, pelo menos, apresentar crescimento semelhante ao do ano passado. "A crise externa ainda persiste mas o consumo das famílias deve continuar aquecido", disse.

Além disso, as ações do governo federal para fomentar a economia - como a redução dos juros bancários e da taxa Selic, que está 7,25% ao ano - devem começar a surtir efeito a partir deste ano.

Assim como os efeitos no consumo, a redução dos juros também poderá impactar nos custos de acesso ao crédito dos atacadistas, que atualmente enfrentam encargos pesados em financiamentos, tanto para investimentos quanto para capital de giro.

Empresas - Para este ano, os empresários do setor também devem manter o nível de investimentos, principalmente em aumento da frota e estocagem. A Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S/A (Tambasa Atacadista), sediada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está finalizando um plano de investimentos de aproximadamente R$ 40 milhões.

A undidade está sendo ampliada. A atacadista adquiriu um terreno ao lado da sede, com 110 mil metros quadrados. Com a aquisição, a área total passará para 330 mil metros quadrados. Além disso, a empresa está construindo um galpão de 20 mil metros quadrados.

Já em Ribeirão das Neves, também na RMBH, o grupo atacadista e distribuidor Atende Participações, com sede em Caratinga (Vale do Rio Doce) e especializado no segmento de alimentos perecíveis, está investindo R$ 80 milhões na construção de um centro de distribuição.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Lojistas começaram o ano mais otimistas

O otimismo e as boas expectativas são dominantes entre os comerciantes de Belo Horizonte em relação...

Veja mais
Preço do material escolar tende a aumentar com a proximidade do início do ano letivo

Opções de marcas com valores mais em conta diminuemPara os filhos, o momento mais esperado antes do retorn...

Veja mais
Biscoitos

A PepsiCo, segunda maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, está apostando no mercado de biscoitos brasilei...

Veja mais
Pesquisa amplia os horizontes do campo

Estado é berço de instituições que têm a missão de desenvolver estudos vi&aacut...

Veja mais
Brasileiros são destaque dos dois lados do balcão

País chama atenção pelo poder de compra dos turistas e pelo tamanho da comitiva empresarial em conv...

Veja mais
Safra argentina de trigo fica abaixo do esperado

A safra argentina de trigo chegou ao fim, e a produção ficou em 9,8 milhões de toneladas, abaixo do...

Veja mais
Abilio Diniz compra mais ações da BRF e já tem fatia relevante da companhia

Fundo que administra os investimentos do empresário já desembolsou pelo menos R$ 280 mi na compra de a&cce...

Veja mais
Com mais renda, brasileiro sofistica consumo de fraldas descartáveis

Mercado cresceu 6% em faturamento nos nove primeiros meses de 2012, mas recuou 3% em volumeO mercado de fraldas descart&...

Veja mais
Maquiagem nos alimentos integrais

Pesquisa americana indica que esses produtos podem ter mais açúcar e calorias que os tradicionais. No Bras...

Veja mais