Vendas de televisores LCD em queda

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Principal vilã neste cenário foi a valorização do dólar frente ao real nos últimos meses, mais de 45%.

 

A sobrevalorização da moeda norte-americana sobre o real - que de setembro até sexta-feira passada acumula alta de 45,43% - e a escassez de crédito provocada pela crise de liquidez derrubaram as vendas dos televisores de LCD e plasma na Capital.

 

Na Pernambucanas do Shopping Del Rey, região Nordeste de Belo Horizonte, a retração apurada entre outubro até a primeira semana de dezembro foi de 12% frente ao mesmo período do ano anterior.

 

Após a explosão da crise internacional, na segunda quinzena de setembro, as taxas de juros cobradas pelos pontos de vendas da rede sofreram alteração de um ponto percentual para cima. Com o reajuste, as taxas para compras divididas em quatro vezes passaram para 3,99%; para oito vezes, 4,99%; para 15 vezes, 5,99%; e para 18 vezes, 6,99%.

 

Além disso, o financiamento em 24 vezes foi excluído das propostas oferecidas ao cliente, conforme afirmou o coordenador de eletroeletrônicos da Pernambucanas, Carlos Augusto Maia Peres. "No entanto, continuamos com a possibilidade de o cliente dividir o valor da compra em três vezes sem juros", ressaltou.

 

Natal - De acordo com ele, apesar de a loja apresentar desaquecimento nos negócios na comparação com 2007, as vendas no período natalino continuam melhores do que as registradas nos demais meses do ano. "O comércio de televisores de LCD e de plasma em novembro e dezembro é 53% superior frente a outros períodos do ano", afirmou.

 

Segundo Peres, a Pernambucanas do Shopping Del Rey disponibiliza 26 modelos diferentes de TVs de plasma e LCD aos consumidores. Ele informou, ainda, que a preferência do consumidor pela nova tecnologia é bastante perceptível, fator que pode ajudar a alavancar as vendas. "A cada 10 TVs de plasma ou LCD vendidas são comercializadas outras cinco de tubo", disse.

 

Vale ressaltar que, no primeiro semestre de 2008, as vendas dessa unidade da Pernambucanas foram 70% superiores ante o período imediatamente anterior. A expectativa era de que elas chegassem à marca de 150% até dezembro. A previsão não foi alcançada em decorrência da crise, que, de acordo com o gerente, não impactou nos preços finais dos produtos.

 

"Os preços dos televisores estão até mais competitivos do que os verificados antes do período natalino", afirmou. De acordo com Peres, uma TV LCD de 32 polegadas era comercializada a R$ 1,899 mil. Atualmente, o mesmo produto pode ser adquirido por R$ 1,599 mil.

 

Dólar - Mesmo com a alta do dólar os preços finais também foram revistos nas 27 lojas do grupo Nacional, detentor das marcas Info 2, Multimídia e Max Computadores. De acordo com o diretor Comercial do grupo, Aroldo Ker, uma parceria foi feita com os fabricantes para segurar os valores. "O que os fabricantes não conseguiram segurar nós absorvemos, diminuindo nossa margem de lucro", disse.

 

O diretor destacou que o televisor LCD de 32 polegadas, que era comercializado a R$ 1,599 mil até setembro, hoje pode ser adquirido por R$ 1,399 mil, redução de 14,2%. O objetivo da estratégia, conforme ressaltou, é ganhar mercado. "As lojas do grupo são especializadas em suprimentos de informática, porém, queremos ampliar nossa atuação", afirmou.

 

Os índices revelados por Ker comprovam que a aposta foi certeira. Segundo ele, em outubro as vendas do produto foram 40% maiores do que as registradas no mesmo período do ano anterior. Em novembro o crescimento foi de 10% e a expectativa é de que chegue a 100% em dezembro, sempre na mesma base de comparação.

 

Apesar de a previsão de crescimento ser expressiva em 2008, o diretor ressaltou que os números verificados em 2007 não foram tão significativos. "Começamos a investir pesado no ramo neste ano", justificou.

 

A convergência tecnológica foi o principal motivo pela ampliação do mercado. De acordo com o dirigente, grande parte dos consumidores que buscam por televisores nas lojas do grupo tem a intenção de integrá-los ao computador, carro-chefe do grupo Nacional.

 

Outra tática utilizada para alavancar as vendas nas unidades, conforme o diretor, foi a negociação das taxas de juros com as financiadoras. Ele comentou que os juros aplicados em dezembro são de 2,99% ao mês. "Este percentual seria mais alto, porém, após conversas, conseguimos manter a taxa nesse patamar", observou. As TVs podem ser comercializadas em até 10 vezes.

 

Ainda com relação aos juros, algumas redes varejistas, além das Pernambucanas, precisaram revisar o posicionamento frente aos consumidores. Por causa da escassez de crédito, o Ponto Frio cortou pela metade a oferta de produtos que poderiam ser parcelados em até 10 vezes sem juros, por exemplo. Além disso, as taxas no crediário foram ajustadas em aproximadamente 0,5% para cima. Cerca de 1,4 milhão de clientes da rede utilizam essa forma de pagamento.

 

Informática - A consultoria IT Data prevê um reajuste nos preços de produtos de informática em janeiro de 2009. Se o dólar continuar acima de R$ 2,30, os preços médios dos monitores, que podem representar até a metade do valor cheio de um computador, devem subir 20% no primeiro mês de 2009.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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