Fim de ano traz alento às padarias
Diversificação da linha de produtos garante bons negócios para as padarias
As festas de final de ano podem aumentar as vendas das padarias da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) entre 15% e 20%, segundo a maioria dos empresários e entidades do segmento ouvidas pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO. Apesar da desaceleração econômica, que influencia os gastos do consumidor, os meses de novembro e dezembro ainda se mantêm favoráveis para os empresários do setor investirem na diversificação dos produtos e, assim, aumentarem a receita dos estabelecimentos.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado de Minas Gerais (SIP-MG), Luiz Carlos Xavier, os resultados favoráveis do comércio em virtude do período de Natal são sentidos a partir do dia 15 de dezembro, quando as padarias iniciam o investimento em cardápios diferenciados, que inclui desde o tradicional panetone até itens mais requintados, como os produtos importados.
"Estamos otimistas com as vendas e esperamos um incremento de até 20% em dezembro deste ano, na comparação com igual mês de 2007. O aumento típico das vendas é influenciado pela comercialização das cestas de Natal, assados, panetones e vinhos", disse.
O presidente do Sindicato e Associação Mineira das Indústrias de Panificação (Amipão-MG), Antônio de Pádua Moreira, também prevê uma maré positiva para o período. Segundo Moreira, "a panificação cresce, independente do cenário econômico. Na medida em que a população reduz gastos com produtos supérfluos, crescem as despesas com alimentação", observou.
Qualificação - Conforme Moreira, que também é proprietário das padarias Antoine e Fornodoro, localizadas na Savassi e Nova Floresta, regiões Sul e Leste, respectivamente, o setor de panificação mineira tem recebido investimentos em qualificação de mão-de-obra.
"Há cerca de três anos, várias entidades do setor se reuniram e trouxeram um padeiro francês para conceder cursos às empresas. Após essa empreitada, observamos uma melhora na produção, assim como na variedade dos itens. As padarias têm investido em outros nichos, como espaços gourmet e cafeterias", disse Moreira, que ressaltou ainda a mudança do setor mineiro de panificação nos últimos anos. "A transformação é visível. Os estabelecimentos têm adotado formas complementares para incrementar a receita e oferecer maior variedade de produtos aos clientes", completou.
Porém, a onda de otimismo para o final do ano ainda não atingiu o vice-presidente da Associação Brasileira das Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), João Batista de Oliveira. Para o empresário, que também é proprietário da Padaria Café da Manhã e Pão Dourado, instaladas na região Leste da Capital, prevê os mesmos resultados apresentados em 2007.
"Acredito que o incremento nas vendas no período do Natal será mais tímido, algo em torno de 12%. Porém, a longo prazo, as padarias podem ser beneficiadas por conta da redução de compra do consumidor, provocada pela crise financeira internacional", analisou Oliveira, se referindo aos cortes nos gastos de bens supérfluos pelo consumidor. "Quando o consumidor deixa de comprar o que não é essencial, acaba consumindo mais alimentos", disse.
Veículo: Diário do Comércio - MG