Brasileira maquia mais os olhos e vendas sobem 190%

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A brasileira nunca foi de muita maquiagem. Mas neste ano, o costume de passar "só um batonzinho" sofreu uma revolução. Os olhos ganharam um destaque que desde os anos 60 não se via. As vendas de maquiagem para os olhos - rímel, delineadores, sombras e até de cílios postiços - quase triplicaram. "Houve crescimento de 190% em volume em 2008 em relação a 2007", diz João Carlos Basílio, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). A estrela de vendas do ano, segundo ele, foi a máscara para cílios. O produto, que serve para dar mais cor e volume ao cílios, vendeu 105% mais unidades que em 2007, enquanto o preço ficou estável.
 


"Realmente a brasileira está se maquiando mais e a tendência da moda é dar mais ênfase aos olhos", diz Carlos Rogério Casagrande, gerente de marketing da marca americana NYX Cosméticos, no Brasil desde o ano passado. "Há até homens comprando maquiagem para os olhos, para fazer um estilo mais gótico ou 'emo'", diz ele. A empresa, que tinha como meta abrir 20 pontos de venda este ano chegou a 30. 


 
De modo geral, as vendas de cosméticos neste ano cresceram entre 5% e 5,5%, segundo estimativa da Abihpec, em relação ao volume registrado em 2007. 

 

"Os produtos ficaram mais baratos graças à disputa de mercado: há maior número de marcas e variedades para a consumidora", diz Basílio. Os batons, por exemplo, ficaram em média 20% mais baratos, mesmo com a alta do dólar. O faturamento do produto deve crescer no ano entre 16% e 18%, enquanto o volume vendido subiria, no máximo, 3%. 

 

"A brasileira continua comprando batons na mesma quantidade, mas está adquirindo versões mais caras e as preferidas são as que prometem aumentar os lábios", diz Ricardo Patrocínio, diretor de marketing da Avon. Um exemplo disso é o batom "Ultra Color Rich Extra Volume", que promete deixar os lábios duas vezes mais hidratados e custa R$ 17. O batom básico da Avon custa R$ 5,90. 

 

Na categoria sombra para olhos aconteceu o mesmo. Segundo a Abihpec, o faturamento do produto no ano cai até 15%, refletindo a queda nos preços. Com o produto mais em conta, entretanto, a consumidora comprou 40% mais. 

 

Mas não é só o preço que influencia o consumo, como lembra a gerente da loja Perucas e Apliques Revlon, Isa Dias, de São Paulo. "A consumidora quer copiar o visual das atrizes de novela. E a que mais chamou atenção foi a Aline Moraes, na novela Duas Caras, da Globo", lembra. Na trama, a atriz vivia a milionária Silvia, que tinha cílios enormes e lábios volumosos cobertos com gloss (brilho labial). "Desde que a novela começou, nosso público mudou". A loja, uma grande distribuidora de cílios postiços no país, teve aumento de vendas em relação a 2007 de mais de 200%. "Antes só 'drag queen' comprava cílios. Agora toda mulher quer usar." 

 

A nova tendência de consumo também chegou aos salões de beleza. "A procura por procedimentos como o alongamento de cílios (aumenta o comprimento fio a fio) e a permanente de cílios (acentua a curvatura) cresceu mais de 40% este ano", diz Maria Pacini, esteticista do salão Tampopo, no bairro paulistano dos Jardins. 

 

Da mesma maneira, a marca Contém 1 g também registrou procura maior por produtos de maquiagem que prometem dar mais volume aos cílios. "Nossas máscaras para cílios venderam 52% mais este ano", afirma Paula Jacomassi Quintana, gerente de marketing de varejo da grife. O produto mais vendido, segundo ela, foi a "Mascara Magic Effect". Lançado em abril, o produto, que promete cílios definidos e alongados da raiz até as pontas, já representa 25% do faturamento da categoria para a marca. 

 

Na Natura, os produtos para pintura dos olhos tiveram o maior crescimento entre todos os artigos de maquiagem. "Metade das brasileiras ainda não usa maquiagem", diz José Vicente Marino, vice-presidente de negócios. Com certeza, segundo ele, depois das vendas registradas em 2008, esta proporção deve mudar em breve. 

 


Veículo: Valor Econômico


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