Mais de 90% dos empresários esperam vendas maiores neste ano, segundo a sondagem
Ainda não completou um mês desde a posse do novo prefeito do Recife, Geraldo Julio. Mas o empresariado da capital pernambucana está otimista com relação à gestão municipal, mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) pela Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE). De acordo com a sondagem, mais de 90% dos empresários e gerentes do varejo esperam para 2013 vendas maiores que em 2012, contra cerca de 4% que admitem queda.
A confiança no desempenho varejista nos próximos meses é maior nas áreas de comércio tradicional, onde 95% esperam crescimento e pouco mais de 2% vislumbram vendas mais escassas. Quando questionados sobre as perspectivas políticas, “82% dos varejistas esperam que o novo prefeito do Recife seja melhor que o anterior, 15% acreditam que será igual e 2,16% admitem que será pior”, segundo a pesquisa.
O consultor José Fernandes de Menezes diz que a redução da carga tributária e melhoria na segurança são as ações que os entrevistados consideram as que mais poderiam trazer benefícios ao comércio. “Melhoria na mobilidade urbana, que inclui os estacionamentos, e uma melhor limpeza da cidade também estão entre as ações prioritárias mais citadas”, enfatizou o economista da Fecomércio em nota.
Embora os problemas decorrentes das chuvas tenham aparecido como o principal problema do comércio durante parte do ano passado, melhorias no escoamento das águas pluviais foram citadas por 14% como a principal ação esperada da nova gestão municipal, reforça Menezes.
O Centro de Pesquisa (Cepesq) do Instituto Fecomércio ouviu 416 empresários e gerentes na primeira quinzena de janeiro, em áreas do comércio tradicional e nos principais shopping centers.
Veículo: Diário de Pernambuco