Lojas Gaston devem expandir para o Interior do Rio Grande do Sul

Leia em 2min 20s

Os principais municípios da Serra gaúcha e cidades como Passo Fundo e Santa Maria estão no foco das lojas Gaston, do grupo Paquetá, cuja meta é consolidar a rede varejista de calçados no curto prazo. Após a expansão prevista no Rio Grande do Sul, a presença da Gaston em Santa Catarina está entre as alternativas possíveis. “Mas, neste caso, ainda são planos para o futuro”, pondera a gerente de marketing corporativo da empresa, Paulina Bacher. Além da abertura de novas filiais em regiões populosas do Estado, os planos agora são de adequar em torno de cinco lojas, transformando o setor de calçados infantis no espaço Gastonzinho, a exemplo das unidades dos shoppings Iguatemi e Bourbon Assis Brasil, em Porto Alegre.

Trabalhando na empresa desde 1995, Paulina acompanhou a trajetória da Gaston desde que a loja foi comprada pelo grupo Paquetá, em 1994. Na época, o antigo proprietário, Gastão Schmith, decidiu vender a empresa porque não tinha sócios, nem poderia contar com familiares para levar o negócio adiante. “Antes da aquisição da Gaston e da Gastonzinho pela Paquetá, havia em torno de 25 unidades da rede, a maioria localizada no Centro e duas em shoppings da cidade: Iguatemi e Praia de Belas”, recorda Paulina. Atualmente, são 34 lojas distribuídas entre a Capital, Região Metropolitana, Pelotas, Rio Grande, Santo Ângelo e Ijuí.

Investindo sempre na bandeira, o grupo destinou R$ 1,5 milhão em 2012 para reformar a filial do Shopping Iguatemi, onde o piso interativo no espaço Gastonzinho diverte a criançada. Também no ano passado, a mais recente loja da rede foi inaugurada no Bourbon Wallig. Para o final de 2013, uma nova unidade abre no Shopping Gravataí.

De acordo com Paulina, em vista da mudança de perfil de consumo da classe C (público-alvo da loja), a Gaston recentemente passou por uma alteração de estilo no mix de produtos. “Estamos menos focados no preço, e mais na qualidade dos calçados”, explica. Segundo ela, a única marca produzida pelo grupo é a Ortopé (fabricada pela operação da Bahia), e o restante vem de outros fornecedores. Mesmo assim, a Gaston não perdeu o foco inicial. “Tentamos manter o atendimento caloroso que este público gosta e procura”, diz Paulina. E este era o lema do antigo proprietário, que priorizava o atendimento.

“Antes de fundar a rede, em 1969, ele vendia calçados masculinos de pastinha, de porta em porta”, observa. A primeira Gaston funcionou na avenida Borges de Medeiros, Centro da Capital. Nesta mesma via, foi inaugurada, em 2011, a maior unidade da rede: a Mega Loja Gaston, com 1,4 mil metros quadrados  e 2,3 mil modelos de calçados e tênis femininos, masculinos e infantis. Somente ali, o grupo desembolsou em torno de R$ 4 milhões.


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Empresas estimam aumento de 10% no azeite de oliva

Alta seria efeito da quebra na safra da Europa, principal fornecedorTemperar a salada com azeite de oliva poderá ...

Veja mais
Mercado do trigo continua estável

O mercado doméstico de trigo segue estável. A intensificação das vendas não ocorreu d...

Veja mais
Preços do feijão estão mais estáveis no mercado

Nesta semana, o mercado de feijão se apresentou de maneira mais calma, baseando-se no mercado atacadista de S&ati...

Veja mais
Aliança do Pacífico fechará acordo para zona de livre comércio em dois meses

Os quatro países integrantes da Aliança do Pacífico concordaram em criar uma zona de livre com&eacu...

Veja mais
Frete corrói ganho com safra recorde

Custo para levar uma tonelada de soja de Sorriso, em Mato Grosso, para Paranaguá, no Paraná, aumentou 33% ...

Veja mais
A crise da laranja

A produção de laranja, notadamente em regiões tradicionais de cultivo da fruta no Estado de S&atild...

Veja mais
Agronegócio se mantém como sustentáculo da balança em 2013

Mesmo com as commodities agrícolas com preços menores em dólar, competitividade da safra brasileira...

Veja mais
Publicidade volta às ruas de SP e anima setor no país

Em março, ponto de ônibus poderá ter anúncio; a seguir, serão os relógiosExplor...

Veja mais
Café frio

O Grupo 3corações se prepara para entrar em um novo segmento, com foco no público jovem.A companhia...

Veja mais