Samsung aposta em lojas próprias para se aproximar de clientes

Leia em 2min 10s

Fabricante tem 10 pontos no país e busca um no Rio de Janeiro


Entre outubro de 2012 e a semana passada, a Samsung inaugurou nove lojas exclusivas no Brasil, em uma estratégia para aproximar a marca dos consumidores. Em 2013, o objetivo é abrir unidades nas principais capitais do país. Hoje, a empresa tem dez lojas, em Salvador (BA), Recife (PE), Manaus (AM), Belém (PA), Campinas e Ribeirão Preto (SP), além de três na cidade de São Paulo. Em média, cada uma recebe 5 mil visitantes por mês. A empresa está buscando um ponto no Rio de Janeiro.

O caminho escolhido pela gigante sul-coreana no país segue uma diretriz global, explica Demétrius Oliveira, gerente sênior de vendas em massa da Samsung. “Identificamos uma grande oportunidade para melhorar o atendimento e a experimentação de nossos produtos.” A estratégia tem três principais razões, enumera Oliveira. A primeira é o grande portfólio de produtos de mobilidade da Samsung. Com uma loja exclusiva, é possível apresentar a variedade de produtos e modelos. Em cada loja, são expostos, em média, 60 produtos, entre smartphones, tablets, câmeras, notebooks e acessórios. O segundo motivo é mostrar a convergência entre eles.

“O celular se conecta à TV, que se conecta ao notebook que, por sua vez, se conecta à câmera. Na loja, o consumidor pode observar essa convergência”, diz. Por último, as lojas funcionam como um ponto de degustação e de aprendizado. “Precisávamos deumespaço para explicar melhor essas tecnologias para o consumidor”.

A primeira loja foi inaugurada no shopping Higienópolis, zona Oeste de São Paulo, em abril, como projeto-piloto. Até outubro, a empresa observou o desempenho do modelo e a reação dos consumidores. Baseado nos resultados do projeto-piloto, a empresa desenhou ummodelo de franquia.

Oliveira não revela o investimento necessário por franqueado e diz que, embora sejam franquias, a Samsung participa de ações desde treinamento à disposição de produtos nas lojas, instaladas preferencialmente em shoppings, para oferecer conveniência ao cliente. “O objetivo da loja não é vender por vender, mas atender e tirar dúvidas, melhorar a vida do consumidor”, pondera Oliveira.

No Brasil, marcas como Sony, Nokia e, mais recentemente, Amazon (com quiosques), adotaram estratégia de apostar em lojas exclusivas. Em novembro, a Apple confirmou que terá uma loja no Brasil. “É uma forma de eliminar a margem do varejista, que é alta para o fabricante, e ter um canal de comunicação e marketing direto com o cliente”, afirma Bruno Freitas, supervisor de pesquisas da consultoria IDC. “É uma forma de ter seu próprio canal e se diferenciar”, complet.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Santa Catarina redescobre a uva Goethe

Após quase ser extinta na década de 60, produção de vinho com esse tipo de uva foi retomada ...

Veja mais
O novo plástico

Indústrias químicas investem em novos materiais para aumentar a presença do produto no cotidiano e ...

Veja mais
Expansão para produzir mais em nome da beleza

Skafe Cosmetologia ampliará fábrica e mira o mercado externo Os números animam qualquer investido...

Veja mais
Empresas estimam aumento de 10% no azeite de oliva

Alta seria efeito da quebra na safra da Europa, principal fornecedorTemperar a salada com azeite de oliva poderá ...

Veja mais
Lojas Gaston devem expandir para o Interior do Rio Grande do Sul

Os principais municípios da Serra gaúcha e cidades como Passo Fundo e Santa Maria estão no foco das...

Veja mais
Mercado do trigo continua estável

O mercado doméstico de trigo segue estável. A intensificação das vendas não ocorreu d...

Veja mais
Preços do feijão estão mais estáveis no mercado

Nesta semana, o mercado de feijão se apresentou de maneira mais calma, baseando-se no mercado atacadista de S&ati...

Veja mais
Aliança do Pacífico fechará acordo para zona de livre comércio em dois meses

Os quatro países integrantes da Aliança do Pacífico concordaram em criar uma zona de livre com&eacu...

Veja mais
Frete corrói ganho com safra recorde

Custo para levar uma tonelada de soja de Sorriso, em Mato Grosso, para Paranaguá, no Paraná, aumentou 33% ...

Veja mais