Consumidor troca preço mais baixo por supermercado perto de casa

Leia em 3min

Pesquisa da Proteste revela que 36% dos pesquisados preferem fazer compras nas lojas a caminho de casa ou do trabalho


Preços bons aparecem em segundo lugar, sendo motivo de decisão para 20,2%

Segundo a entidade, resultados revelam descuido do consumidor com o orçamento doméstico

   
A praticidade vence a economia quando o assunto é encher os armários da cozinha. Uma pesquisa realizada pela Proteste - Associação de Consumidores com 1.822 brasileiros revelou que 35,6% optam por fazer compras nas lojas que estão no caminho de casa ou do trabalho. Preços bons aparecem em segundo lugar, sendo motivo de decisão para 20,2% dos pesquisados. A variedade de produtos e marcas é a principal escolha para 12% dos que responderam. Para a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, o resultado revela um descuido dos consumidores com o orçamento doméstico e preocupa.

Optando pela comodidade em vez do preço mais baixo, os consumidores deixam de economizar, o que lá na frente pode ser determinante para se contrair dívida ou entrar no vermelho.

— Falta de tempo não é desculpa para deixar de pesquisar. Ainda mais num país com o nível de endividamento tão alto quanto o nosso. Basta a pessoas se planejarem. O recomendável, na medida do possível, é que se compre os produtos mais em conta de cada estabelecimento — recomenda Maria Inês.

A pesquisa foi feita por meio de um questionário enviado por e-mail para uma amostra da população brasileira entre os meses de março e abril de 2012. O objetivo era medir a satisfação dos consumidores em relação às lojas visitadas, além de compreender os hábitos de compras em quatro tipos de lojas: hipermercados (caracterizados por terem 45 mil itens à venda e mais de 50 caixas), supermercados (7 mil itens disponíveis e entre duas a sete caixas), lojas de sortimento limitado (média de 700 itens e entre uma e quatro caixas) e lojas de conveniência (média de mil itens e entre um e três caixas).

O estudo também mostra que o valor das compras depende do tamanho do estabelecimento e da quantidade de integrantes da família. Quanto maior a oferta de itens, mais as famílias gastam. Na última ida ao mercado, os consumidores que foram ao hipermercado gastaram, em média, R$ 342; no supermercado, o gasto foi de R$ 260; e nas lojas de sortimento limitado e de conveniência, de R$ 173 e R$ 83.

— Uma forma de evitar gastos desnecessários é nunca ir ao supermercado sem a lista. Tendo ela, você tende a se focar naquilo que anotou, e que geralmente é o que não tem mais em casa. Assim, o consumidor não vai comprar produtos dos quais não precisa naquele momento — orienta Maria Inês.

Nas residências com mais de seis pessoas, o gasto médio nos hipermercados é de R$ 434 por visita. Enquanto nas famílias com apenas duas pessoas, o gasto é de R$ 375.

Supermercados são os mais procurados

Das 1.817 visitas mencionadas pelos entrevistados, a maioria foi realizada em supermercados. Também foi perguntado às pessoas se elas têm o hábito de pagar contas de gás, de luz ou qualquer outra nesses tipos de lojas. Apenas 7% responderam positivamente. Aquelas que fazem compras em supermercados e lojas de conveniência são as que mais aproveitam essa facilidade.

Ao responder o que haviam colocado no carrinho na última compra, 82% disseram comida e bebida, higiene pessoal (64%), produtos de limpeza (62%) e cosméticos (19%). Apenas 2% das pessoas compraram brinquedos ou jogos. A forma de pagamento preferida dos pesquisados é o cartão de crédito (31,5%), seguida pelo cartão de débito (26,9%) e dinheiro (25,7%).



Veículo: O Globo - RJ


Veja também

Batata encarece a cesta básica em Rio Preto

Em dezembro foi o tomate. Agora, a batata é a vilã da vez na cotação da cesta básica ...

Veja mais
Empresa reinventa forma de consumir produto orgânico

Amigos de infância criam supermercado virtual, promovendo a ligação entre consumidores e produtoresA...

Veja mais
Entrevista com Nildemar Secches

'A BRF ficou exposta. Eu não merecia isso'Executivo diz que havia programado uma saída tranquila, mas que ...

Veja mais
Linha branca mais cara bate à porta

Varejistas e a indústria de eletrodomésticos negociam reajustes de preços que já afetam o es...

Veja mais
LG traça rota para voltar a crescer no país

O desempenho da LG no Brasil em 2012 guardou muitas semelhanças com o desempenho geral da economia: começo...

Veja mais
Marisa aumenta vendas e lucro, segundo analistas

A varejista de vestuário Marisa apresentará hoje, após o pregão, mais um trimestre de bons r...

Veja mais
Similares e genéricos vão acirrar disputa por espaço em 2014

As farmacêuticas vão intensificar nos próximos meses as conversas com a Agência Nacional de Vi...

Veja mais
Safra da laranja: Perdas podem chegar a 60 milhões de caixas

A safra de laranja registrada no último período (2012/2013), estimada pelo mercado em 300 milhões d...

Veja mais
Setor de vestuário critica pedido de salvaguardas da indústria

Os varejistas de vestuário mostraram contrariedade aos pedidos da indústria brasileira de que o governo fe...

Veja mais