Vale D’Ouro faz aporte de R$ 4,3 mi

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Ao invés dos 48 mil quilos de biscoitos produzidos atualmente por dia, a Vale D’Ouro passará a fabricar 60 mil

Investimento será aplicado na construção da terceira linha de produção da indústria de biscoitos, em Formiga .


A tradicional receita do biscoito de polvilho nunca sai de moda. Prova disso é o crescimento da Vale D’Ouro, pioneira no mercado, com sede em Formiga, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Em 2012, na comparação com o ano imediatamente anterior, produção e faturamento registraram variação positiva da ordem de 7%. A expansão motivou a empresa a investir R$ 4,3 milhões na construção de sua terceira linha de produção no município onde a história da empresa começou, há 21 anos.

Conforme o diretor comercial, Alexandre Lima, a nova planta, que começa a funcionar a partir de março, é erguida em um terreno de 6 mil metros quadrados. A área construída corresponde a 3,5 mil metros quadrados. Com ela, a capacidade de produção da empresa terá incremento de 20%. Assim, ao invés dos 48 mil quilos produzidos atualmente por dia, a Vale D’Ouro passará a fabricar 60 mil.

O gosto pelo biscoito de polvilho já não se restringe mais aos brasileiros. Isso porque um dos objetivos da empresa ao incrementar a produção é atender a uma demanda externa, que segue ascendente. Conforme Lima, atualmente 8,5% da produção ultrapassam as fronteiras para chegar às gôndolas de supermercados nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Portugal. A expectativa é que, ainda neste ano, o México também seja incluído na lista.

A fim de estreitar os laços com os japoneses que, segundo Lima, aprimoram seu gosto pelo biscoito de polvilho a cada ano, a Vale D’Ouro se prepara para participar da 38ª edição da Exposição Internacional de Alimentos e Bebidas, a Foodex Japão 2013, a maior feira de alimentos da Ásia, que acontece entre os dias 5 e 8 do próximo mês. Neste ano, o evento conta com 2,3 mil expositores, de 70 países diferentes.

Quando o assunto é o mercado doméstico, o Rio de Janeiro concentra os principais clientes da Vale D’Ouro, retendo 25% do total produzido. Minas Gerais aparece em seguida, com 20%. Embora não estime dados referentes a faturamento, a empresa garante que os negócios estão mais concentrados nas regiões Sudeste e Sul do país, embora haja encomendas, em ritmo menos acelerados, de vários outros estados.

Diversificação - A Vale D’Ouro também não pretende ficar para trás quando o assunto é a diversificação do mix de produtos, estratégia que favorece a conquista de um número ainda maior de clientes. Ainda no primeiro semestre, a empresa deve lançar uma linha de biscoitos do tipo snack, com alto valor nutricional. "A população está cada vez mais preocupada com a saúde e a tendência é que o mercado se adapte a essa tendência e passe a produzir mais itens naturais", argumenta Lima.

A linha da empresa integra hoje três produtos, em diferentes variações. O biscoito de polvilho, responsável por 70% da produção, está disponível, além da versão tradicional, também na doce, queijo, pizza, salsa e cebola, escaldado, light e diet. Além disso, há também o papa-ovo e o sequilhos, nos sabores coco, leite, laranja e leite condensado. Apesar do constante processo de automatização, responsável por reduzir consideravelmente o número de postos de trabalho no setor, a empresa emprega um total de 120 colaboradores.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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