Cooxupé busca elevar exportação de café em 18%

Leia em 1min 40s

Meta é chegar a 2,5 milhões de sacas de 60 kg embarcadas, diz o presidente da cooperativa


A Cooxupé, maior cooperativa de café do Brasil, tem meta de aumentar as exportações do seu principal produto em 2013 em 17,9% na comparação com o ano passado, após ter registrado um decréscimo nos embarques em 2012 frente a 2011, disse o presidente da instituição.

Segundo Carlos Paulino da Costa, presidente da cooperativa, o objetivo é elevar as exportações para 2,5 milhões de sacas de 60 kg, volume que superaria os 2,12 milhões do ano passado e os 2,45 milhões de sacas de 2011, ano em que os cafeicultores brasileiros tiraram proveito dos maiores preços em mais de 30 anos em Nova York para faturar com embarques mais volumosos.

O presidente da Cooxupé, com sede em Guaxupé, no sul de Minas Gerais, Estado que responde por cerca de metade da produção do Brasil, avaliou que os preços deverão ter uma recuperação, já que atingiramuma baixa considerada insustentável do ponto de vista da oferta e da demanda. “Daqui a pouco chega no fundo do poço, daqui a pouco o café conilon vale mais do que o arábica, e pelo balanço mundial não está sobrando café, está em equilíbrio”, afirmou Paulino à Reuters, observando que uma esperada recuperação nas cotações deve favorecer as vendas.

O café arábica negociado em Nova York fechou sexta-feira no menor valor em mais de dois anos emeio. Nesta segunda-feira as negociações foram suspensas na ICE Futures por conta de um feriado nos EUA. “Acho que vai voltar ao ritmonormal (a exportação), o estoque é bom, mas não é fenomenal”, disse o presidente da Cooxupé, ao comentar a baixa nos embarques em 2012, quando os produtores seguraram as vendas em um ano de safra recorde no Brasil, devido a preços pouco interessantes. Além disso, a colheita no ano passado foi prejudicada em seu início por chuvas atípicas, que afetaram inclusive a qualidade dos grãos.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Smirnoff Ice ganha campanha para divulgar novo sabor

A companhia de bebidas Diageo lança nesta semana uma campanha para divulgar a introdução do sabor m...

Veja mais
Setor óptico vê ampliação de lojas físicas e varejo eletrônico

Empresários que atuam no setor óptico com a venda de óculos de sol e de grau, além de invest...

Veja mais
Trigo é mais atraente que milho da safrinha

O trigo volta a ser economicamente competitivo frente ao milho, conforme cálculos do Centro de Estudos Avan&ccedi...

Veja mais
Genéricos obtêm o menor crescimento desde seu surgimento

O mercado de medicamentos genéricos registrou em 2012 crescimento de 17% no volume de unidades vendidas em compar...

Veja mais
Alimentos têm papel crucial em vendas externas

Comércio de cooperativas deve crescer 4,5% neste anoOs alimentos devem continuar a protagonizar os bons resultado...

Veja mais
Vendas do varejo crescem 8,4% em 2012

O volume de vendas do comércio varejista no ano passado foi 8,4% maior do que o registrado em 2011, enquanto a re...

Veja mais
Franquia de calçados se expande na periferia

Para Grupo Affet, alto custo dos aluguéis dentro de shoppings inviabiliza operaçõesEspremida pela c...

Veja mais
Preço baixo da laranja faz produtor derrubar plantação em SP

As incertezas que rondam a produção de laranja nas últimas safras estão fazendo com que prod...

Veja mais
Brasil se abre a trigo russo e espera vender soja

Às vésperas da chegada do primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, ao Brasil, os técnic...

Veja mais