Para equalizar os estoques, comerciantes apostam em promoções derradeiras, com ofertas melhores do que as do início da campanha
Na reta final da megaliquidação que tem respondido por boa parte das vendas da Capital, os comerciantes prometem baixar ainda mais os preços dos produtos e serviços anunciados na 17ª edição do Liquida Porto Alegre. A entidade promotora do evento, a CDL-POA, estima que as comercializações alcancem o patamar de R$ 1,05 bilhão. O foco agora é esvaziar os estoques, afirma o presidente da CDL-POA, Gustavo Schifino. Ele calcula que o crescimento em relação à campanha do ano passado seja de 9% a 10%, superando a estimativa inicial de 8%, movimentando mais de R$ 390 milhões. A promoção vai até o dia 24 de fevereiro.
Conforme Schifino, a primeira semana da liquidação gerou um aumento de 25% nas vendas dos mais de nove mil pontos que integram a campanha. “Já a segunda semana, em vista do Carnaval, manteve-se estável. Mas esperamos que os próximos dias sejam de forte movimento no comércio, principalmente no sábado e no domingo.”
De acordo com levantamento da CDL-POA, os artigos para o lar e vestuário estão sendo a “locomotiva” desta edição do Liquida. A procura é tanta que os dois segmentos já apresentam crescimento de 30% em relação ao mesmo período no ano passado. O diretor comercial da Manlec, Ubirajara Trindade, confirma: “Estamos muito satisfeitos, e nossa expectativa é de crescer entre 6,5% e 7% em relação ao Liquida Porto Alegre de 2012.” O gestor salienta que o forte calor ajudou: ventiladores, ares-condicionados e geladeiras foram as vedetes do mês. “Os ares-condicionados puxaram bastante, e os clientes estão apostando em produtos de melhor qualidade na linha branca, como refrigeradores duplex, que são mais caros, mas trazem mais benefícios – e como tem possibilidade de financiamento, o consumidor consegue encaixar a prestação.”
“Esperamos uma ótima venda nesta última semana, já se vê mais gente nas ruas, e com a volta da população das praias, certamente vamos alcançar os números previstos”, completa Trindade. Na lista das operações de varejo localizadas no Centro, que registraram filas para entrada nas lojas, a loja de artigos infantis Caverna do Dino registrou somente no último sábado um aumento em 10% nas vendas, conforme a proprietária da Estrela Franquia (franqueadora da rede), Fabiana Estrela. “Passado o Carnaval, percebemos uma reação maior do público no final de semana passado.” Conforme a empresária, a estimativa é de que as vendas inflem entre 12% e 15%, se comparadas com a edição anterior da megaliquidação.
Veículo: Jornal do Comércio - RS