Em estratégia de internacionalização, marca assume posto de carro-chefe
Próxima de completar 69 anos no Brasil e 37 no Oriente Médio, a marca Sadia inicia uma nova fase no exterior.
Como parte da estratégia de internacionalização da empresa, será a principal marca a representar a BRF (com sede no Brasil em São Paulo/SP) no mundo. A decisão resulta de um trabalho de dois anos, que incluiu análise de referências internacionais, workshops internos e pesquisas com consumidores de 22 países. O estudo, entre outras indicações, apontou cores e formas mais aceitas (e as rejeitadas) em cada cultura e o que o consumidor mais valoriza nos produtos em cada país. Participaram do processo, além da equipe de Marketing Internacional da BRF, a consultoria de marcas FutureBrand e o instituto de pesquisa Ipsos.
Do leque de marcas que a BRF tem no exterior, a Sadia se provou a mais adequada a assumir o posto de carro-chefe é a de pronúncia mais fácil em várias línguas e já é reconhecida em mercados como Oriente Médio, Rússia e Chile. As demais marcas manterão a presença nos locais em que estão e atuarão como complementares. “O objetivo é criar uma marca global que seja reconhecida em todo o mundo por nossos consumidores”, diz o gerente de Marketing Internacional da BRF, Fábio Camparini. Para ele, “por meio do avanço na cadeia de valor e um approach correto com nossas marcas, nos aproximaremos de nossos clientes e consumidores. Como principal benefício dessa estratégia, reduziremos a volatilidade no mercado externo, gerando mais valor para o acionista”.
Países da África foram, neste início de ano, os primeiros a receber embalagens da Sadia no novo conceito. No segundo trimestre, a mudança chegará ao Oriente Médio.
Veículo: Revista Feed & Food