Empresa passará a atuar na região Sul, além das cidades de Brasília e Recife até 2014
Picolé simples que antes era vendido apenas em praias do litoral norte paulista, o Sorvetes Rochinha ganhou fama nos últimos anos e hoje está prestes a ganhar os pontos de venda pelo país. Fundada na década de 1980, a empresa comercializa seus produtos agora nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro mas iniciará este ano a sua expansão para outras regiões. Até o início de 2014, o plano da companhia é chegar à região Sul do país, além das cidades de Brasília e Recife.
Para suportar esse novo patamar dos negócios, a Sorvetes Rochinha inaugurou recentemente uma nova fábrica cuja capacidade atual é dez vezes superior à produção anterior. Situada na cidade de São José dos Campos, a unidade recebeu investimentos na ordem de R$ 8 milhões que abrangeram desde a compra do terreno até o novo maquinário da companhia. “O ano de 2012 foi muito bom para nós pois quase não teve inverno e a expectativa é a mesma para esse ano”, afirma Juliana Lopes, diretora de Marketing da Sorvetes Rochinha, ao comentar o crescimento em vendas de 30% obtida no ano passado. Segundo ela, com a expansão dos negócios para os novos mercados, a produção de sorvetes da companhia em 2014 será três vezes superior à atual, que é de 70 mil picolés e 60 mil litros de massa de sorvete por mês. A empresa conta com 12 distribuidores espalhados pelo estado de São Paulo e umno Rio de Janeiro, onde passou atuar apenas no ano passado. “Nossa atuação no mercado carioca é muito tímida ainda e pretendemos reforçar a partir desse ano”, diz Juliana.
Com a expansão para outras praças, a Sorvetes Rochinha passará a ter pelo menos mais três distribuidores pelo país. Atualmente, os sorvetes da marca chegam a 1.100 pontos de venda e a expectativa é dobrar esse número de estabelecimentos com a expansão pretendida até o próximo ano.
O aumento na produção de sorvetes pela companhia abrange também a expansão da marca junto ao segmento de eventos. Hoje, a Sorvetes Rochinha é solicitada para estar em casamentos, festas e reuniões corporativas. “Recebo diariamente entre 30 e 50 emails de interessados em ter os nossos produtos em eventos dos mais variados e todos os nossos distribuidores estão envolvidos nessa área”, diz a diretora de marketing sobre a área que corresponde hoje a 30% dos negócios da companhia e cuja participação deve aumentar este ano. Segundo ela, a participação da marca em eventos triplicou nos últimos anos.
Para incrementar a atuação nesse segmento, a Sorvetes Rochinha passou a customizar as embalagens de acordo com a ação realizada possibilitando a impressão de logomarcas e mensagens nos produtos. Entre as empresas que já realizaram ações com os picolés da marca em seus eventos estão companhias do porte de Microsoft, Bradesco, Itaú, Natura e Adidas. “Recebemos propostas criativas para ligar a marca das empresas aos nossos produtos. Uma delas que ocorreu recentemente foi para a marca de protetor solar Sundown que foi realizada empraias”, afirma Juliana, que é filha de José Lopes, atual proprietário da companhia que em 1992 adquiriu a Sorvetes Rochinha do Sr. Rocha, que que fundou a empresa em 1983.
Veículo: Brasil Econômico