Alta foi motivada por venda de veículos novos
O incentivo dado pelo governo federal para a compra de veículos ajudou a turbinar a demanda por gasolina
De acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo), o consumo de gasolina cresceu 11,9% e atingiu 39,6 bilhões de litros em 2012.
A alta foi motivada, principalmente, pelo aumento de veículos nas ruas.
Somente no ano passado, 3,8 milhões de novos carros foram incorporados à frota brasileira, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
"Uma opção que o governo fez durante a crise de 2008 e também no ano passado foi incentivar a indústria automobilística com reduções fiscais", disse o diretor da ANP Florival Carvalho.
"O crescimento da massa salarial, as taxas favoráveis de emprego e o maior acesso ao crédito aumentaram a quantidade de veículos no país e tudo isso leva ao crescimento de consumo."
No grupo de produtos monitorados pela ANP, a gasolina foi o que mais cresceu de um ano para o outro. O consumo total de combustíveis cresceu 6,1% e alcançou 129,6 bilhões de litros em 2012. O volume inclui gasolina, etanol, óleo diesel, biodiesel, gás de botijão, querosene de aviação e óleo combustível.
ETANOL
O consumo total de etanol recuou 5,6%, para 17,7 bilhões de litros. O etanol hidratado, que vai direto no tanque de combustível, caiu 9,6%, e o anidro, que vai na mistura da gasolina, recuou 0,2%. O diesel teve alta de 7%, para 55,9 bilhões de litros. O gás de botijão) subiu 0,5% para 12,9 bilhões de litros.
Veículo: Folha de S.Paulo