A fabricante sul-coreana de eletroeletrônicos LG espera obter, no Brasil, crescimento de 20% do seu faturamento em dólares em 2013, chegando a US$ 3 bilhões. No ano passado, o incremento foi de 15%, inflado pela mudança de patamar do dólar, fechando o ano em US$ 2,5 bilhões. Em reais, o avanço ficou em 5%, segundo o gerente de marketing Pablo Vidal. No início de 2012, a LG havia anunciado intenção de crescer 25% em dólares naquele ano.
"Celulares é uma área que está avançando muito, esperamos crescer 50% em 2013 só na família Optimus. Isso em receita pode significar 15% do total", diz o executivo, acrescentando que outro foco importante será o mercado de ar condicionados. Para suportar o crescimento deste segmento, a LG deve transferir sua produção em Manaus para um galpão maior, entre abril e maio, ampliando em 50% sua capacidade produtiva na linha residencial.
Em televisores, a empresa tem como meta recuperar a liderança de mercado, atingindo 25% de market share em valor. "Estamos 4 pontos atrás, isso exige 15% de crescimento no mercado para poder chegar lá", calcula Vidal.
Entre os principais lançamentos para 2013, a LG traz o celular Optimus G. Em televisores, a marca apresenta a primeira TV Oled do mercado brasileiro e busca consolidação em telas grandes e TVs Ultra HD. Na linha branca, a lava-e-seca Titan e o refrigerador Signature são as grandes novidades. O ar condicionado Split Libero Artcool, com ação bactericida, ve somar-se a este segmento.
A também sul-coreana Samsung irá investir 10,4 bilhões de ienes (US$ 111 milhões) em ações da Sharp. Com o aporte, a fabricante japonesa de telas de cristal líquido tenta se recuperar de prejuízos recordes.
Veículo: DCI