Até agora, consumo dá sinais positivos

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Neste início de ano, os sinais são positivos para empresas que atuam na ponta final da cadeia de consumo como Magazine Luiza, Johnson & Johnson, Alpargatas e a fabricante de meias Lupo.

"Está melhor do que o ano passado", disse Luiza Helena Trajano, presidente da Magazine Luiza, varejista de eletrodomésticos e móveis, com 731 lojas e 30 milhões de clientes. Prudentemente, porém, observa que ainda não dá para saber se esse desempenho positivo das vendas é uma tendência que vá estender-se para o resto do ano. "É um pouco cedo", disse ela ao Valor.

Na Lupo, a maior fabricante de meias do país, o ano também começou bem, depois de ter registrado uma freada a partir de junho do ano passado. "Estamos sentindo uma melhora nas vendas", disse a presidente da Lupo, Liliana Aufiero. Foi um ano "difícil". As vendas cresceram 3% no período, para R$ 665,8 milhões - um desempenho que para outras empresas seria razoável, mas que representou um tombo considerável comparado com o aumento de 16% em 2011.

Apesar das vendas fracas, em 2012, Liliana Aufiero fez um investimento robusto na empresa, que tem sede em Araraquara (SP), emprega 5 mil pessoas e fabrica, além de meias, lingerie e artigos esportivos. Com um financiamento de R$ 55 milhões do BNDES, ampliou a área de produção, de 22 mil metros quadrados para quase 75 mil, e está comprando equipamentos. "Estávamos um pouco apertados na empresa. Arrumamos os espaços".

Mas a demanda não veio no ritmo esperado. "Diz-se que as empresas não estavam investindo. Eu investi!", disse a empresária. Para este ano, a meta é ampliar as vendas em 12% e aumentar a rede de 240 lojas em mais 40 unidades.

"Para nós está ótimo", disse Maria Eduarda Kertész, presidente da divisão de consumo da Johnson & Johnson, que comanda a estratégia de produção e vendas de produtos de higiene pessoal de marcas como Band-Aid, Carefree e Sundown. Em 2012, a subsidiária brasileira foi a que mais cresceu na área de consumo entre as 120 operações da companhia americana.

O mercado doméstico também foi bom para a Alpargatas, dona da marca Havaianas. A diretora da divisão de sandálias, Carla Schimitzberger, disse que a companhia vendeu 200 milhões de pares no país em 2012. "O mercado interno continua crescendo", afirmou.

Luiza, Maria Eduarda, Liliana e Carla estiveram entre as dez executivas que foram homenageadas na quinta-feira à noite, por integrarem o time das "dez melhores executivas" do país, segundo pesquisa realizada pelo Valor em parceria com a consultoria Egon Zehnder.




Veículo: Valor Econômico


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