Dias antes da semana de moda mais importante do país, a São Paulo Fashion Week, estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, apontam que cada brasileiro deve gastar neste ano, em média, R$ 786 com vestuário. O valor é superior ao estimado em 2012, quando a média nacional foi de R$ 670.
De acordo com o estudo, as classes B e C serão as maiores consumidoras, com 40% do potencial de consumo cada. Em reais, o potencial de consumo da classe C é de R$ 52 bilhões e o da classe B, R$ 51 bilhões, de um total de R$ 129 bilhões estimados para 2013, 18% a mais do que no ano passado. A classe A deve representar 12%, com potencial de consumo de R$ 15 bilhões, acima dos R$ 13 bilhões do ano passado.
As classes D e E compõem o menor grupo de consumo para o varejo de moda, com potencial estimado para 2013 de 8%, atingindo R$ 10,5 bilhões. Apesar do baixo volume, o crescimento esperado é de 47% sobre os R$ 7 bilhões do ano anterior. A região Sul é a que possui a maior expectativa de gasto por habitante, com R$ 897, seguida da região Centro-Oeste, com R$ 859, e da região Sudeste, com R$ 856. Os moradores da região Norte devem gastar R$ 692 e os do Nordeste, R$ 591.
Veículo: Empresas & Negócios