Mercado de beleza cresce 15,62% em 2012; importações começam a preocupar

Leia em 1min

O setor de produtos de beleza e higiene teve alta de 15,62% no ano passado, segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) que serão divulgados na próxima semana.

Considerando o valor real (descontado o IPCA), a expansão foi de 10,52%.

"Comparado ao pibinho, crescemos quase dez vezes mais", diz o presidente da entidade, João Carlos Basílio.

O incremento do setor está na faixa dos 10% há 17 anos. Entre os fatores que colaboraram para esse resultado estão o aumento da expectativa de vida, a expansão da classe C, a modernização das fábricas e os ganhos de produtividade, de acordo com Basílio.

Apesar dos números positivos, as importações começam a preocupar o mercado brasileiro.

Nos dois primeiros meses deste ano, os desembarques cresceram 30,8%, na comparação com o mesmo período de 2012. As exportações, por outro lado, registraram queda de 12,4%.

O deficit na balança comercial acumulado até agora é de aproximadamente US$ 75 milhões. Durante todo o ano passado, o número foi de US$ 130 milhões.

"O consumidor está em busca de inovação. O bolso dele está comportando produtos de maior valor agregado e a indústria brasileira não está conseguindo competir com alguns importados", afirma Basílio.

Produtos argentinos, alemães, franceses e americanos são os concorrentes.



Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Falta de armazéns agrava caos logístico

Capacidade do Brasil é de apenas 80% da safra agrícola. Para atender 100% da demanda, seria necessá...

Veja mais
Prejuízo constante ameaça setor de leite

Receita de produtores está abaixo do custo em seis Estados; maioria das indústrias enfrenta alto endividam...

Veja mais
Produto funcional é mais caro e vende mais

Margarina que ajuda a controlar o colesterol; iogurte para regular o intestino; água que melhora a vitalidade da ...

Veja mais
Shopping popular é oportunidade para lojistas iniciantes

Os shopping centers populares, com foco na classe C, se tornaram alternativa de investimento para os pequenos e mé...

Veja mais
Proteína é a palavra que ajuda a atrair o consumidor

Quando a General Mills quis introduzir duas novas barras de cereais na sua linha de lanches, ela escolheu a mesma palavr...

Veja mais
Assembleia da BRF ainda tem espaço para surpresas

Há espaço para emoções de última hora na assembleia da gigante de alimentos BRF na qu...

Veja mais
Americanos têm interesse em cota do Brasil para trigo

Os Estados Unidos, maiores exportadores de trigo do mundo, sinalizam interesse em se beneficiar da cota de importa&ccedi...

Veja mais
Logística vira ameaça ao crescimento da produção

A capacidade de escoamento de grãos do Brasil chegou muito perto do limite e pode impor barreiras à expans...

Veja mais
Grupo 5R lança shopping no Rio Grande do Norte

A pouca concentração de shopping centers na Região Nordeste, em contraposição aos n&u...

Veja mais