Venda do Dia das Mães pode ser 12% maior

Leia em 5min

Os lojistas de shopping centers estão novamente mais animados com as vendas para a próxima data comemorativa, o Dia das Mães, do que o varejo ampliado. Há casos de lojistas de centros de compras com projeção de vendas de mais do que o dobro do setor em geral, como a do Raposo Shopping, da gigante Brookfield, cuja estimativa é de um incremento de até 12% das vendas.

Ainda assim, de modo geral, a estimativa é de um crescimento menos acelerado este ano, devido a maior cautela por parte dos consumidores. Por isso, a meta é estimular os clientes, e os lojistas dos centros de compras apostam em várias ações para abocanhar a atenção e o bolso do consumidores, que deverão ter um gasto médio, neste ano, de R$ 80.

Entre os produtos mais procurados para as compras estão os itens de vestuário, calçados, bijuterias e acessórios, flores, perfumes, e artigos para o lar, além de celulares, CDs e DVDs. As informações são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que, mais criteriosa, estima aumento de 4% das vendas do período no País, em relação à igual época do ano passado. Baseado em um cálculo de consultas feitas ao banco de dados do SPC Brasil, o Serviço de Proteção ao Crédito, para compras pagas com cheque, ou ainda com crediário, o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, afirma que "haverá, sim, um crescimento, mas não tão forte, uma vez que todos os índices de confiança do consumidor se apresentam em patamares relativamente baixos. Além disso, o nível de endividamento do brasileiro inibe o poder de compra por meio do crédito". Apesar de não ser um crescimento extremamente alto, os 4% são considerados bons pela CNDL.

Entre as empresas que administram centros de compras, porém, a data é esperada com bastante otimismo. A Brookfield, por exemplo, anuncia que o Pátio Paulista, em São Paulo, cuja projeção é de um incremento de até 7% nas vendas, tem a proposta para atrair os consumidores de sortear um carro. A cada R$ 450,00 em compras no período de 27 de abril a 12 de maio, o cliente ganha um cupom para concorrer a um Audi A1. Já no Raposo Shopping, a cada R$ 300 em compras no período de 24 de abril a 12 de maio, o cliente ganha um cupom para concorrer a dois vales de R$ 25 mil. Assim, poderá gastar nas Pernambucanas, Artex, Casas Bahia, Magazine Luiza e Fast Shop do empreendimento. O sorteio será realizado dia 13 de maio às 16h. O objetivo da campanha é que o cliente contemplado possa mobiliar sua casa, trocando o vale-presente por móveis, eletrodomésticos e eletrônicos.

Expansão


Outra que também atua no setor, a General Shopping Brasil, uma das líderes do ranking nacional de shopping centers, aposta em expansão de espaço físico para atender ao aumento da demanda no Internacional Shopping Guarulhos, que está completando 15 anos em 2013. O espaço passará por reformas e modernização, sendo que a praça de alimentação, que hoje abriga 1,7 mil lugares, passará a ter 2,4 mil. Será construído um mezanino na praça, que ganhará novas marcas, como KFC, Burger Lover, Griletto, Temakeria Makis, Baked Potato, Seletti, Burger King, entre outras.

De acordo com Alexandre Dias, diretor da General Shopping Brasil, a reforma na praça de alimentação trará ainda mais opções de refeição aos frequentadores, tornando o mix de lojas ainda mais completo. "Além da ampliação, o shopping continuará se modernizando para continuar sendo o empreendimento mais completo da região, com compras, alimentação, lazer e serviços", declarou ele, ao DCI.

Sobre as vendas para o Dia das Mães, o executivo ressaltou que esta data é, depois do Natal, a mais importante para o varejo, e a previsão é forte: "No Internacional Shopping Guarulhos esperamos receber um público cerca de 15% maior em virtude do período, já que a procura por presentes será grande", estimou ele.

Na zona leste da capital paulista, o Complexo Comercial do Shopping Interlagos (formado pelo Shopping Interlagos e pelo Shopping Interlar Interlagos), investiu R$ 600 mil para realizar, no período de 26 de abril a 16 de junho, uma ousada campanha envolvendo o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.

Assim, os empreendimentos sortearão um total de 40 televisores LED de 40 polegadas Samsung Full HD (20 para cada shopping), 40 pares de smartphonesSony e dois automóveis Etios X zero-quilômetro, um por shopping.

A superintendente do empreendimento, Carla Bordon Gomes, diz que a expectativa é que haverá um aumento de vendas de 12% e um incremento de fluxo de público de 7%, face ao mesmo período do ano passado. "Procuramos oferecer aos nossos consumidores a oportunidade de ganhar presentes que realmente façam a diferença no seu dia a dia. Além disso, como o valor da troca é bastante acessível, todas as pessoas terão chance de participar", completa Carla.

Balanço do setor

Um bom termômetro da base de boas projeções das empresas para o próximo mês vem do Indicador de Atividade do Comércio, apurado pela Serasa Experian, que avançou só 1,4% em março ante fevereiro, descontados os efeitos sazonais, mas na comparação com março do ano passado, foi registrada alta de 13,4%.

Para os economistas da instituição, o crescimento da atividade varejista em março ante fevereiro foi impulsionado pelas promoções feitas pelo varejo automotivo, que programava um novo reajuste das alíquotas do IPI sobre os veículos automotores a partir de abril. "Embora o governo tenha revogado tal reajuste, este fato acabou provocando uma intensificação do movimento dos consumidores às lojas especializadas durante o mês de março", apontam, em nota.

Com isso, o setor de veículos, motos e peças registrou alta de 2,4% em março sobre fevereiro. O movimento em supermercados, hipermercados e demais estabelecimentos que comercializam alimentos e bebidas subiu 1,2% na comparação mensal. O desempenho do setor, de acordo com a Serasa, foi favorecido pelo feriado de Páscoa.


Veículo: DCI


Veja também

Empresas buscam saídas para contornar gargalo nos portos

Enquanto o governo ainda tenta resolver os problemas logísticos no País, empresas buscam alternativas r&aa...

Veja mais
Como a Bombril vai aumentar sua receita em dois dígitos neste ano

A expectativa é levar mais produtos às prateleiras nos próximos meses, após mais de 37 lan&c...

Veja mais
Unilever cria loja itinerante para marca de sorvete

Depois do sucesso em São Paulo, os consumidores das cidades de Bertioga, Campinas e Valinhos também poder&...

Veja mais
Coca-Cola muda logo de marca para seguir a identidade visual global

Logomarca ganha novas cor e tipologia para seguir alinhamento global No Brasil, a mudança foi liderada por Del Va...

Veja mais
Os prós e contras da Farmácia como canal de conveniência

Após suposta liberação da venda de alimentos em estabelecimentos farmacêuticos, o assunto vei...

Veja mais
Preço do tomate dispara e já custa o dobro do quilo do frango

Fazer salada e molhos está cada vez mais caro. Nesta semana, os consumidores do Grande ABC terão que desem...

Veja mais
Nova diretoria da ASPB toma posse hoje na Paraíba

A Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB) realiza hoje (4/4) a cerimônia de posse da no...

Veja mais
Francesa Jacquet planeja sete fábricas no Brasil

Meta da fabricante de pães e bolos é alcançar a liderança no país nas próximas...

Veja mais
Petros quer investir mais em empresas do setor de consumo

Para diretor do fundo de pensão da Petrobrás, ainda não há consenso sobre o nome de Abilio D...

Veja mais