Frutas nacionais têm alta

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Escalada do dólar reduz demanda por produto importado.

 

A alta do dólar poderá reforçar a demanda por frutas nacionais neste período festivo em Minas Gerais. Muitos consumidores deverão optar pelo produto nacional, o que será considerado uma opção natural pois as frutas produzidas no Estado são de excelente qualidade, observou o coordenador estadual de Fruticultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Deny Sanábio.

 

De acordo com Sanábio, produtos nacionais como a pêra e a maçã serão mais demandadas neste período, o que poderá gerar incremento que varia entre 5% e 10% no volume das frutas consumidas. Além disso, a fruticultura mineira está se desenvolvendo e poderá crescer muito mais no Estado. "No último ano foram produzidos 2,207 milhões de toneladas de frutas em Minas e a perspectiva para 2008 é que ocorra um certo aumento, porém não tão significativo, mas que poderá manter a mesma média de produção do ano anterior", salientou.

 

Na Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas), a comercialização das frutas produzidas no Estado representam cerca de 29,2% do total. Apenas a banana produzida no Estado responde por 99% do volume ofertado no entreposto, afirmou o coordenador. Em 2007, a fruticultura utilizou 112,6 mil hectares no Estado. Os produtos mineiros mais representativos são a banana, laranja e a manga.

 

Apenas para plantio de banana foram utilizados 36,7 mil hectares no Estado, o que apresentou produtividade de 15 toneladas por hectare. A laranja utilizou 32,3 mil hectares e registrou produtividade de 35 toneladas por hectare. Por sua vez, a manga utilizou 8,5 mil hectares e produtividade média foi de 20 toneladas por hectare.

 

Gargalo - De acordo com Sanábio, o gargalo da fruticultura ainda é a comercialização. Segundo ele, o produtor precisa de agilidade na distribuição das frutas, mas encontra dificuldades com relação a preços, transporte e, em alguns casos, pós-colheita e qualidade. "Além disso, é necessário aumentar a vida útil das frutas, pois o consumidor dita as regras do mercado e também procura por produtos de qualidade", explicou.

 

Segundo o coordenador, o mercado de frutas ainda é um negócio viável, uma vez que apresenta alta rentabilidade por área em função da produtividade. Mas, para que o produtor consiga ter uma cultura que apresente êxito, é necessário uma preparação para utilizar técnicas adequadas de produção, explicou Sanábio.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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