Investir em pessoas pode ser o diferencial na crise

Leia em 2min 30s

As transformações ocorridas no cenário global impõem às organizações uma dinâmica permanente na busca de novos modelos para gerir os negócios e as pessoas. Da mesma forma, é imposto aos profissionais uma nova relação com as organizações, com sua vida profissional e, conseqüentemente, com a administração de sua carreira. 

 

Os processos de trabalho estão cada vez mais complexos e exigem profissionais capazes de manter um aprendizado constante, além de deterem conhecimentos técnicos e de desenvolverem competências como a capacidade de gerar resultados em equipe, comunicação, adaptabilidade, gestão dos relacionamentos, espírito empreendedor e capacidade de transformar informação em oportunidades. 

 

Para que o profissional consiga o sucesso psicológico - grau de realização profissional e de satisfação pessoal que o trabalho oferece, é necessário que tenha muita clareza do que ele deseja em termos profissionais. É preciso que tenha "foco". 

 

Alguns questionamentos devem fazer parte da nossa vida, desde o momento em que escolhemos nossa profissão. É importante a clareza de que profissão não quer dizer exatamente carreira. Profissão é a escolha que fazemos em termos de formação. Carreira é a trajetória da vida profissional, que não necessariamente pressupõe uma estabilidade ocupacional, isto é, o profissional que somente exercerá atividades relacionadas à sua formação/profissão. 

 

Quando um profissional visualiza claramente os seus objetivos, consegue se ajustar às demandas do mercado, sem perder os seus valores e objetivos individuais. Para que isto ocorra, é necessário que conheça as suas expectativas de trabalho, a partir do autoconhecimento, em termos de preferências e projeto de vida. Ele deve também identificar e trabalhar seus pontos fortes e administrar seus pontos fracos. Deve, ainda, estabelecer objetivos de carreira e preferências profissionais e ter um plano de ação em curto, médio e longo prazo. 


Em tempos competitivos, o sucesso profissional só acontece para aqueles que sabem o que querem e onde querem chegar. A gestão da própria carreira, ou autogestão da carreira, possibilita ao profissional manter o seu foco, também redesenhar seus caminhos e desenvolver competências exigidas pelo mercado. 

 

Aprender é a palavra-chave do momento. O conhecimento passou a ser o recurso mais importante para o sucesso profissional- terá mais sucesso quem souber mais. Para que o profissional seja competitivo, nesta era de transformações velozes e crises constantes, é necessário investir no seu conhecimento. O profissional do conhecimento tem uma relação de troca com a empresa. E, por isso, se as empresas precisam de pessoas que "façam as coisas acontecerem", elas devem identificar, estimular e reter os potenciais talentos. É importante que patrocinem o desenvolvimento de seus colaboradores, investindo em educação e treinamentos constantes, de forma a assegurar uma melhor produtividade- e conseqüente lucratividade- que lhes permitam enfrentar os novos desafios do mercado. Diante deste cenário, investir em pessoas pode ser a diferença entre a sobrevivência e o fracasso em tempos de crise.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Wal-Mart tenta, no Chile, sua maior aquisição na AL

O projeto da Wal-Mart de comprar a chilena D&S será a maior aquisição da varejista norte-americ...

Veja mais
Crise reduz embarques de frutas mas aumenta a receita cambial

A crise financeira que insiste em se perpetuar nos noticiários chegou de vez ao País e já afetou os...

Veja mais
Emprego na fruticultura é destaque

Setor emprega 5,6 milhões de pessoas e deve colher 42 milhões de toneladas em 2009    “A ...

Veja mais
Gordura trans: Abia firma acordo para eliminação em 2010

Grupo conduzirá discussões sobre alternativas para substituir produto   O Ministério da Sa&u...

Veja mais
VCP tem perda financeira de R$ 800 milhões no trimestre

A Votorantim Celulose e Papel (VCP) transformou-se na primeira companhia de capital aberto a revelar o tamanho do impact...

Veja mais
Álcool ajuda a elevar cotação do açúcar

O mercado firme de álcool neste ano ajudou a sustentar os preços do açúcar no mercado intern...

Veja mais
Classe média ignora os cartões de loja de roupa

As sacolinhas da Renner passeiam pela C&A, e daí para a Riachuelo, e de lá para a Renner. Em um dos ma...

Veja mais
Maquiagem para os olhos tem crescimento de 72,60% no ano

O segmento de maquiagem para olhos foi outro destaque no setor de cosméticos em 2008, com crescimento de vendas d...

Veja mais
Cosmético para homem vende até 70% mais em 2008

Macho que é macho não faz a unha e nem tinge cabelo, certo? Se depender do comportamento do homem brasilei...

Veja mais