O segmento de maquiagem para olhos foi outro destaque no setor de cosméticos em 2008, com crescimento de vendas de 72,60% em volume. O percentual foi revisado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), que havia informado ao Valor um aumento de 190% no segmento, publicado em reportagem em 16 de dezembro.
Mesmo assim, a alta de vendas desse tipo de produto (sombras para pálpebras, delineadores, máscara para cílios e lápis para contorno dos olhos) é expressiva, pois reflete uma atenção que a brasileira há pelo menos duas décadas não dava à maquiagem dos olhos. O maior faturamento do grupo foi alcançado pelas vendas de rímel, que chegaram a R$ 93,2 milhões ou 135 mil toneladas vendidas (ver tabela acima). Essa tendência, de dar destaque a olhos bem marcados e cílios com muito volume, deve continuar em 2009, alavancando ainda mais as vendas.
O setor de higiene pessoal e cosméticos como um todo também espera continuar crescendo. Em 2008, a indústria vendeu 4,94% mais em volume, segundo balanço preliminar da Abihpec. Em valores, as vendas subiram 10,35% sobre o faturamento de US$ 22,23 bilhões verificado em 2007. Com esse desempenho, o setor de beleza e higiene pessoal registra crescimento na casa dos dois dígitos pelo décimo segundo ano consecutivo. (LC)
Veículo: Valor Econômico