Lucro líqüido da Barry Callebaut foi de 116,4 milhões de francos suíços
Zurique - A fabricante suíça de chocolate Barry Callebaut projeta que o mercado global de chocolate permanecerá fraco e crescerá abaixo da sua média de longo prazo na segunda metade do ano. "Esperamos que o mercado global avance de 1% a 2%, o que é um pouco abaixo da média de longo prazo", afirmou o diretor-executivo da companhia, Juergen Steinemann.
A taxa média de crescimento dos volumes de venda de chocolate é de cerca de 2% a 3%, mas desacelerou recentemente em meio ao agravamento das condições econômicas da Europa. "Na Europa, o crescimento será um pouco mais lento, especialmente porque o Sul não está em uma situação muito boa", disse Steinemann.
Apesar das condições de mercado difíceis, a Barry Callebaut espera crescer mais do que o mercado global, devido aos negócios de terceirização com empresas como Nestlé e Unilever e aumento da presença em mercados emergentes.
O diretor financeiro da empresa, Victor Balli, disse esperar que o preço do cacau fique de lado ou caia marginalmente após a safra intermediária, que deve ser volumosa. "A próxima grande influência é a safra principal e ainda é muito cedo para fazer previsões. Mas estimo que o cacau poderia oscilar entre 1.300 libras/t e 1.400 libras por tonelada", afirmou.
O lucro líqüido da Barry Callebaut para o semestre fiscal encerrado em 28 de fevereiro foi de 116,4 milhões de francos suíços, ante 125,7 milhões de francos suíços um ano antes (US$ 1 = 0,934200 francos suíços). A receita caiu de 2,45 bilhões de francos suíços para 2,39 bilhões de francos suíços, em parte devido aos preços mais baixos do cacau. O volume de vendas cresceu 7,8%, enquanto o mercado global de chocolate avançou apenas 1,5%. "Estou extremamente satisfeito que nossos volumes superaram o desempenho do mercado em cinco vezes. A queda do lucro não me deixa nervoso, estamos investindo para o futuro", apontou Steinemann. (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG