Nova unidade da marca Grendene fica pronta ainda neste ano e levará mais empregos para a região Norte do Estado
Como já havia sido anunciado no início deste ano, a empresa do setor de calçados, Grendene, pretende expandir sua produção no Ceará com a instalação de mais uma fábrica no complexo industrial que já possui no município de Sobral. Com obras em andamento e o processo de terraplenagem iniciado, a previsão é que a unidade dê início às suas atividades ainda neste ano, gerando assim, no ápice de sua produção, cerca de quatro mil postos diretos de trabalho.
Grendene possui um complexo industrial no município de Sobral que já conta com sete fábricas da marca e gera 21 mil empregos diretos Foto: Divulgação
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, as vagas de emprego geradas pela nova fábrica da Grendene irão beneficiar não só os moradores de Sobral, mas de toda a região Norte do Estado. "Acredito que esses quatro mil postos devem ser completamente preenchidos em um prazo de dois anos, já que no começo a unidade não vai operar com força total. Mesmo assim, é uma grande oportunidade para todos os trabalhadores daquela região", comenta.
40 milhões de pares
A construção da nova instalação da fabricante de calçados foi confirmada após reunião entre o Cede e diretores da Grendene. Com uma área de 26 mil metros quadrados (m²), a estimativa é que fábrica eleve a capacidade de produção da marca em 40 milhões de pares de calçados.
"Quando entrar em funcionamento, a nova unidade de produção será a 11ª da marca no Estado. O próprio complexo industrial de Sobral já conta com sete fábricas. As outras estão localizadas na região do Cariri e em Fortaleza, sendo duas no Crato e uma na Capital", afirma Pereira.
Com a nova ampliação, a capacidade de produção da Grendene no estado deve chegar a 240 milhões de pares por ano. De acordo com informações do Cede, o investimento da empresa na construção e instalação da nova fábrica de Sobral é da ordem de R$60 milhões. "É importante para o Estado continuar recebendo esses tipos de investimento. Contribui bastante para o desenvolvimento econômico do Ceará", diz Pereira.
Consolidada
Ainda de acordo com o presidente do Cede, outro fator importante na instalação da nova fábrica em Sobral é a comprovação de que mais uma grande empresa está se desenvolvendo no Ceará.
"Essa nova instalação amplia uma empresa com atuação já consolidada no Estado, gerando mais emprego e renda para a população. Para se ter uma ideia, somente em Sobral já são aproximadamente 21 mil empregos diretos gerados. Espero que continue evoluindo", finaliza.
Mais postos de trabalho
Conforme Alexandre Pereira, já existem outros projetos em andamento, que devem gerar ainda mais vagas de trabalho para o Estado. Sem poder revelar o tipo de instalação de se trata, pois ainda existem detalhes a serem acertados, ele antecipou apenas que "é um empreendimento que vai abrir tantos postos como a nova fábrica da Grendene".
Veículo: Diário do Nordeste