(Da esq. p/ dir.) Lenoura Oliveira Schmidt (CNC), Alexandre Seabra (Abras), Márcio Milan (Abras), Antônio José Oliveira Santos (CNC), Fernando Yamada (Abras), Ernane Galvêas (CNC) e Carlos Marx Tonini (Fercomercio PA)
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, e o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antônio José de Oliveira Santos, alinharam ainda mais as pautas das duas entidades nacionais para atuarem conjuntamente em diversos projetos com o objetivo comum de apoiar a evolução do varejo brasileiro. Hoje, as duas entidades já trabalham diversas pautas, conjuntamente, em área como sustentabilidade (resíduos sólidos), por exemplo.
Durante encontro, que aconteceu na sede da CNC, na cidade do Rio de Janeiro, os dois presidentes analisaram pautas e projetos comuns às duas entidades e novas oportunidades de trabalhos conjuntos. Entre os temas debatidos estavam, por exemplo: meios de pagamento (cartões de crédito e vouchers); legislações (NR12, Imposto na Nota Fiscal, etc.); e capacitação de pessoal (apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio - Senac à Escola Nacional de Supermercados - ENS).
O presidente Fernando Yamada expôs ainda ao presidente da CNC, o plano de trabalho 2013-2014, ABRAS MAIOR, que visa à ampliação de emprego e renda gerados pelo setor de supermercados, por meio da desoneração e simplificação de tributos, como ocorreu no caso dos itens da cesta básica recentemente, uma grande conquista do setor.
Além dos presidentes das duas entidades nacionais, participaram da reunião conjunta ABRAS-CNC o presidente da Fecomércio do Estado do Pará, Carlos Marx Tonini; o vice-presidente da Abras, Márcio Milan; o diretor de Relações Institucionais da entidade, Alexandre Seabra; a chefe de gabinete da presidência da CNC, Lenoura Oliveira Schmidt, e o consultor Econômico da CNC, Ernane Galvêas.
Fonte: Redação Portal Abras