A concorrência com a Natura, que anunciou este ano a meta de entrar no varejo com lojas físicas, além do anúncio recorrente de marcas internacionais interessadas em explorar o potencial brasileiro na área de perfumaria e cosméticos - entre elas a rede francesa Sephora e a norte-americana Benefit- parecem ter feito o grupo O Boticário reagir, com planos ousados. A empresa investirá R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos, através da rede de franqueados, em seu novo conceito de loja, elaborado pela KT - Soluções para o Varejo.
Artur Grynbaum, presidente do Grupo, falou durante a inauguração da primeira loja-conceito da bandeira, no MorumbiShopping, em São Paulo. A partir de 2014, o novo conceito será espalhado para toda a rede, gradativamente. A decoração da loja oferece tablets onde os consumidores poderão tirar fotos dos produtos e enviar on-line, por exemplo, a quem desejarem. Outra inovação é a criação de "bares" de perfume e de maquiagens, onde as fragrâncias estão divididas por estilos associados a cada marca. Assim, se pode escolher a opção que mais combina. O toque especial fica por conta das vitrines virtuais, com telas touchscreen e conteúdos interativos, além de espaço especial para quem vai presentear e o de produtos destinados aos homens. No espaço "Monte seu presente" é possível customizar as embalagens com fitas e laços, canetas coloridas e cartões. "É uma novidade fundamental para O Boticário, que fala a respeito de loja. É a maneira que nós conseguimos materializar, da melhor forma possível, a experiência que queremos propiciar aos nossos consumidores. O Boticário, hoje, é o líder mundial em franquia de perfumaria e cosméticos, uma responsabilidade muito grande. Nós falamos hoje em 3.550 lojas, com diferentes formatos e experiências de ponto de venda, como este novo segmento de lojas, que contará com mais dez lojas-piloto em diferentes regiões: Curitiba (PR), Goiânia (GO), Belo Horizonte e Governador Valadares (MG), Salvador e Ilhéus (BA), Porto Alegre e Pelotas (RS), Natal (RN) e Ribeirão Preto (SP), além da capital paulista", declarou o empresário.
Ainda segundo ele, no primeiro quadrimestre o varejo paulista viu desaceleração, mas a partir de finais de fevereiro e março houve uma recuperação e a empresa não fala em queda. "Estamos um pouco superior ao ano passado".
O consumidor poderá se aprofundar nos conceitos das marcas por meio de tablets, sonorização e guias que apresentam vídeos, músicas e tutoriais que o transportem para o universo de cada produto. "Mais uma vez mostramos que a inovação está no DNA do grupo", disse o presidente do Grupo.
Para Julio Takano, sócio da KT Solução, "a ideia foi desenvolvida para criar um conceito de conexão emocional e de experimentação com os consumidores".
A cada seis anos O Boticário investe em reformulação. "Começamos em 1977 e temos um trabalho forte em estudos e aprofundamento de conhecimento do consumidor, e quais são as tendências para o varejo. Vemos os direcionamentos para produtos, para as marcas e como será a maneira de nos relacionar com a loja. Vemos a melhor maneira de oferecer os cinco sentidos na loja, uma experiência mais completa que aprimoramos com tecnologia", explicou Grynbaum.
Franchising
Para Andrea Mota, diretora de marketing da empresa, este momento é extremamente importante para a marca: "Trabalhamos intensamente nesse projeto, capitaneado e materializado pela área de franchising do O Boticário, durante mais de 18 meses. Realizamos pesquisas com consumidores, estudando comportamentos de compra e hábitos no mercado de beleza e buscando novidades em arquitetura e tecnologia. Tudo isso para fazer deste um verdadeiro templo de beleza para o consumidor brasileiro, trazendo o que há de melhor".
Segundo a executiva, cada detalhe foi pensado para fazer um mergulho nas marcas, experimentar, cheirar e testar cores e texturas, estimulando todos os sentidos. "Esta [nova] loja materializa o posicionamento da marca, desde o reposicionamento da logomarca de O Botícario, que fala de celebrar a vida através da beleza, por isso está exposto no lustre da loja "a vida é linda". A vida é uma eterna experiência, sendo possível se viver de uma forma mais interessante e, porque não, divertida. A loja é um convite de viver uma experimentação, uma experiência de beleza e é o melhor em experimentação de varejo no mercado brasileiro", disse.
Vários formatos
O Grupo O Boticário envolve várias empresas, com formatos diferenciados, entre eles a loja multimarcas The Beauty Box, de linhas importadas (Lancôme, Givenchy, Carolina Herrera, Clinique, Dior e Shiseido e brasileiras como Sol de Janeiro, Phebo, Granado e Eudora); além da "quem disse, berenice?" e da bandeira Eudora.
Veículo: DCI