Toque brasileiro na garrafa do futuro

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Esse que é o maior objetivo do paulistano Fernando Degrossi, desde quando estudava desenho industrial, foi alcançado: sua criação, anunciada no início do mês na Semana de Design de Milão como vencedora do desafio internacional de design e inovação Your Future Bottle, da cervejaria holandesa Heineken, irá estampar as "garrafas do futuro" da companhia, que serão comercializadas em todo o mundo, em edição limitada, no início de 2014.
 


Para comemorar o aniversário, a Heineken, que garante que "inova há 140 anos" – desde o processo de fabricação de bebidas e criação de embalagens, passando pelo marketing e chegando à comunicação com clientes – apresentou no concurso antigos designs de suas garrafas. A inovação é meta para melhorar os processos e assim "criar a melhor experiência de degustação possível e reunir pessoas", como diz a empresa.
 


A ideia era desafiar mentes criativas do mundo todo para fazer uma espécie de "remix" do material, de forma a mergulhar no passado da marca para brincar com seu DNA e criar um design novo e original, "voltado para o futuro." Degrossi, que disputou com dois mil concorrentes do mundo todo, chegou ao top 5 de finalistas com duas criações, e venceu com o desenho que mistura logos circulares da marca de cinco décadas diferentes – ao qual incorporou a estrela vermelha, símbolo da Heineken. "(O desafio) Foi um convite para fazer uma viagem pela marca. Acredito que design deva ser baseado em conceitos, e temos que deixar o projeto falar pela marca", ressaltou o designer.
 


Juízes – Para o chefe de design global da companhia, Mark van Iterson – um dos juízes do concurso junto com especialistas como o designer Joshua Davis, Evan Orensten, do estúdio Cool Hunting, e Mark Dytham, do PechaKucha –, o uso do patrimônio da Heineken no desenho vencedor foi "realmente engenhoso", resultando em uma garrafa icônica e contemporânea.
 


"Foi um passo audacioso colocar nossa história nas mãos de designers pouco conhecidos, mas a Heineken é uma marca inovadora, e o concurso provou, novamente, que abrir-se para buscar criatividade compensa", destacou.
 


Viver de suas criações sempre fez parte dos planos de Fernando Degrossi, 33 anos, vencedor do concurso da Heineken, que sempre quis se comunicar pela "linguagem universal das imagens". Hoje, Degrossi é sócio de dois amigos, há mais de dez anos, na agência Unitri – que faz designs "mais sóbrios e estratégicos para o mundo corporativo", conforme explicou, já que 70% de seus clientes são escritórios de advocacia. Mas, para exercitar sua veia criativa,  sempre procura participar de concursos nacionais ou internacionais. "É uma forma de ganhar feedback, de tentar melhorar o que faço, de ter contato com pessoas muito boas no que fazem e enriquecer meu repertório", afirmou.
 


Desenhista desde criança, o paulistano da região do Ibirapuera é enfático ao dizer que "nunca ia" trabalhar nos negócios da família (comerciantes no ramo frigorífico). "Pensei em cursar arquitetura, mas era uma área muito 'de exatas'. Queria algo que envolvesse mais criação, que fosse mais ligado às artes plásticas", disse.
 


Foi quando decidiu estudar desenho industrial na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). No curso, descobriu sua verdadeira vocação e se especializou em design gráfico, ao constatar que era possível resolver problemas e situações "se comunicando através de imagens."

 

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


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