A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) começa a registrar aquecimento no número de sacas embarcadas tanto para exportação quanto para o mercado interno. Só no dia 23 passado, contabilizou o embarque de 33.945 sacas de café, para exportação e mercado interno, totalizando 85 containers, número recorde na história da cooperativa no embarque de sacas em apenas um dia.
O número total de embarque de sacas de café em 2013, registrado até o momento, é de 1.372.481. Segundo o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino da Costa, os investimentos realizados pela cooperativa em maquinário e tecnologia para alavancar a logística do café estão contribuindo enormemente no processo de embarques.
"Estruturas como o Complexo do Japy, investimentos para receber o café granelizado, entre outras ações da cooperativa como os novos armazéns nos deixam preparados para as novas demandas", avalia.
A cooperativa possui cerca de 11,6 mil cooperados, 95% deles pequenos produtores, atende cafeicultores do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo. Ao longo dos seus 80 anos de história, a entidade reuniu números expressivos, ganhando liderança nas exportações do grão e ampliando mercados, como o de cafés especiais e certificados.
Líder na exportação de café em anos anteriores, a Cooxupé também bateu recorde em 2011, exportando o maior volume de café da história brasileira, tendo embarcado 2,46 milhões de sacas.
Veículo: Diário do Comércio - MG