Realidade aumentada traz nova dinâmica a produtos

Leia em 3min 20s

 

Appontar comercializa aplicativo e planeja operação em Porto Alegre

 

Um catálogo de apresentação de um empreendimento imobiliário, desses entregues nas sinaleiras, é apenas uma folha de papel, que se resume às informações ali impressas, certo? E, se ao apontar a câmera do seu smartphone para esse papel, você puder ver o prédio que está sendo construído em uma imagem 3D ou fazer um tour virtual pelos apartamentos, tocando na tela e acessando informações como preço, número de dormitórios e áreas de lazer do edifício?
Com a tecnologia de realidade aumentada (RA), isso é possível. O conceito, que foi desenvolvido na Alemanha, já existe há muitos anos e prevê a integração do mundo real e do virtual, através da captação das imagens feitas com uma câmera. Mas, ainda está bastante restrito aos laboratórios e universidades, com poucas aplicações comerciais.

 

Um dos players que aposta nesse conceito é a Appontar Tecnologia do Brasil, que está trazendo para o País um aplicativo desenvolvido pela sua sócia argentina Innovar Group – com clientes no mundo todo como as marcas Danone e Greenpeace.

 

A dinâmica é bastante simples. Os clientes informam os conteúdos que querem oferecer e a equipe de desenvolvimento da Appontar faz a criação. Para isso, são usados marcadores, que são objetos do mundo real como cartazes, fotografias, logos, embalagem, outdoor ou um prédio.

 

O que ativa o aplicativo é a imagem. Então, basta o usuário apontar a câmera do seu smartphone ou tablet para uma imagem, previamente cadastrada, para poder ver, na tela, informações além daquelas que estão no papel. Parece mágica, mas é tecnologia.

 

A foto de um jogo do Internacional vira um vídeo com os gols da partida; um santinho em papel de um candidato à presidência passa a transmitir o vídeo de um comício, e o logo de uma montadora de veículos pode ampliar o conteúdo para imagens do carro e links com informações sobre os itens de segurança.

 

Para saber como acessar esse conteúdo em cada campanha feita pelas empresas, os usuários serão orientados a baixar o aplicativo que se comunica com símbolos previamente criados nessas imagens.

 

“A criatividade não tem limites. Os trabalhos são totalmente customizados e permitem que as pessoas cliquem na tela e ampliem as informações, indo muito além daquele papel que está nas suas mãos”, explica o responsável pelas relações com o mercado da Appontar, Isidoro Weksztein.

 

Por enquanto, a equipe de desenvolvimento da empresa, cerca de 26 pessoas, está concentrada na Argentina. Mas, até o final do ano, a expectativa é estar com uma operação em Porto Alegre.
Sistema alerta deficiente auditivo para ligação e SMS

 

A empresa israelense DreamZon desenvolveu uma solução para ajudar as pessoas com deficiência de audição a fazerem uso do celular. O Lighton é um sistema portátil e alimentado por pilhas, sobre a qual o aparelho é colocado.

 

Quando uma ligação ou mensagem de texto é recebida, o aparelho avisa aos usuários, através de uma luz de LED brilhante, que permanece piscando até que ele perceba a ligação e pegue o aparelho.

 

Dispositivos com sensores especiais captam unicamente as vibrações produzidas pelos celulares, ignorando as demais perturbações procedentes de fontes externas.

 

O equipamento foi projetado para funcionar também como um dispositivo independente do celular. Por isso, pode ser conectado a um transmissor portátil via wireless que, por sua vez, envia o sinal para receptores instalados em diversos locais da casa.

 

Quando uma ligação é recebida, as luzes começam a piscar nesses sistemas, permitindo que a pessoa, mesmo longe do celular, identifique que há uma chamada. Ainda não existe previsão de quando o Lighton estará disponível no Brasil.

 

 

Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Soja avança no agronegócio de SC

  Estado deve colher 1,6 milhão de toneladas, volume 48% maior do que em 2012 e que movimentará R$ 1...

Veja mais
Lafergs voltará a fabricar medicamentos

  Parceria prevê produção de remédios contra malária e leishmaniose, considerada...

Veja mais
Custo reduz exportação e importação do arroz

  Orizicultores, confiantes nos preços, tendem a segurar vendas   Em março, primeiro mê...

Veja mais
Cooxupé comemora exportações

  A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) começa a registrar aquecimento...

Veja mais
Cotação do café tem forte queda nas bolsas

  Mercado considera frustrante adiamento da decisão do novo preço mínimo para o grão p...

Veja mais
Toque brasileiro na garrafa do futuro

  Esse que é o maior objetivo do paulistano Fernando Degrossi, desde quando estudava desenho industrial, fo...

Veja mais
Shoppings investem para o Dia das Mães

  Campanhas distribuirão prêmios.   Os shopping centers de Belo Horizonte não poupam es...

Veja mais
Brasil deve produzir 78 mi de toneladas

Área total do produto cultivada pelo Brasil teve decréscimo de 0,1% na safra .   O Brasil dever&aac...

Veja mais
Preços ficaram sob pressão durante a semana

  O mercado brasileiro de milho teve poucos negócios e preços sob pressão no Sudoeste e Centr...

Veja mais