Appontar comercializa aplicativo e planeja operação em Porto Alegre
Um catálogo de apresentação de um empreendimento imobiliário, desses entregues nas sinaleiras, é apenas uma folha de papel, que se resume às informações ali impressas, certo? E, se ao apontar a câmera do seu smartphone para esse papel, você puder ver o prédio que está sendo construído em uma imagem 3D ou fazer um tour virtual pelos apartamentos, tocando na tela e acessando informações como preço, número de dormitórios e áreas de lazer do edifício?
Com a tecnologia de realidade aumentada (RA), isso é possível. O conceito, que foi desenvolvido na Alemanha, já existe há muitos anos e prevê a integração do mundo real e do virtual, através da captação das imagens feitas com uma câmera. Mas, ainda está bastante restrito aos laboratórios e universidades, com poucas aplicações comerciais.
Um dos players que aposta nesse conceito é a Appontar Tecnologia do Brasil, que está trazendo para o País um aplicativo desenvolvido pela sua sócia argentina Innovar Group – com clientes no mundo todo como as marcas Danone e Greenpeace.
A dinâmica é bastante simples. Os clientes informam os conteúdos que querem oferecer e a equipe de desenvolvimento da Appontar faz a criação. Para isso, são usados marcadores, que são objetos do mundo real como cartazes, fotografias, logos, embalagem, outdoor ou um prédio.
O que ativa o aplicativo é a imagem. Então, basta o usuário apontar a câmera do seu smartphone ou tablet para uma imagem, previamente cadastrada, para poder ver, na tela, informações além daquelas que estão no papel. Parece mágica, mas é tecnologia.
A foto de um jogo do Internacional vira um vídeo com os gols da partida; um santinho em papel de um candidato à presidência passa a transmitir o vídeo de um comício, e o logo de uma montadora de veículos pode ampliar o conteúdo para imagens do carro e links com informações sobre os itens de segurança.
Para saber como acessar esse conteúdo em cada campanha feita pelas empresas, os usuários serão orientados a baixar o aplicativo que se comunica com símbolos previamente criados nessas imagens.
“A criatividade não tem limites. Os trabalhos são totalmente customizados e permitem que as pessoas cliquem na tela e ampliem as informações, indo muito além daquele papel que está nas suas mãos”, explica o responsável pelas relações com o mercado da Appontar, Isidoro Weksztein.
Por enquanto, a equipe de desenvolvimento da empresa, cerca de 26 pessoas, está concentrada na Argentina. Mas, até o final do ano, a expectativa é estar com uma operação em Porto Alegre.
Sistema alerta deficiente auditivo para ligação e SMS
A empresa israelense DreamZon desenvolveu uma solução para ajudar as pessoas com deficiência de audição a fazerem uso do celular. O Lighton é um sistema portátil e alimentado por pilhas, sobre a qual o aparelho é colocado.
Quando uma ligação ou mensagem de texto é recebida, o aparelho avisa aos usuários, através de uma luz de LED brilhante, que permanece piscando até que ele perceba a ligação e pegue o aparelho.
Dispositivos com sensores especiais captam unicamente as vibrações produzidas pelos celulares, ignorando as demais perturbações procedentes de fontes externas.
O equipamento foi projetado para funcionar também como um dispositivo independente do celular. Por isso, pode ser conectado a um transmissor portátil via wireless que, por sua vez, envia o sinal para receptores instalados em diversos locais da casa.
Quando uma ligação é recebida, as luzes começam a piscar nesses sistemas, permitindo que a pessoa, mesmo longe do celular, identifique que há uma chamada. Ainda não existe previsão de quando o Lighton estará disponível no Brasil.
Veículo: Jornal do Comércio - RS