Data é a segunda colocada em termos de movimento, perde apenas para o Natal
Embora o fluxo de clientes ainda esteja tímido, as lojas do centro comercial de Belém já começaram os preparativos para o Dia das Mães, que, aliás, é a segunda melhor data festiva do ano em termos de vendas para o comércio da capital paraense, perdendo apenas para o Natal, segundo apontam os próprios lojistas. Para eles, as comercializações devem obter um crescimento na ordem de 5% este ano em relação a igual período do ano passado. Entretanto, ainda que a expectativa de crescimento implique um cenário otimista, os comerciantes da Região Metropolitana de Belém (RMB) garantem que este será o Dia das Mães dos presentinhos, a exemplo do que ocorreu no Natal. Bolsas, relógios e bijuterias devem ser os itens mais procurados, segundo apontam os especialistas do setor comércio, que também não descartam os eletrodomésticos da linha branca.
Segundo aponta o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Pará (FCDL-PA), Afonso Monteiro, o setor está bastante otimista. “Considerando que esta é a segunda melhor data em termos de vendas no Pará, perdendo apenas para o Natal, temos certeza que o comércio vai ter bons resultados”, revela, frisando que o paraense, possivelmente, trocará os presentes de maior valor agregado por itens mais em conta. Ele destaca que a mudança de hábito está sendo motivada pelo aumento nos índices de endividamento. “A ideia é sair do vermelho, pelo menos até as férias de julho. Como houve uma elevação nos indicadores de inadimplência, é possível que os filhos sejam comedidos e evitem comprar presentes caros. Tenho certeza que as mães entenderão”, diz.
Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belém (CDL-Belém), Álvaro Cordoval, a partir desta semana, o fluxo de clientes nas lojas deve aumentar. “Grande parte dos trabalhadores ainda não recebeu seu ordenado mensal, o que deve acontecer até o feriado de 1° de maio. A partir desta data, será perceptível a intensificação do movimento dentro dos estabelecimentos comerciais”, avalia. Cordoval garante que alguns consumidores já começaram a fazer pesquisas de preços e muitos deles já sabem o que irão comprar. “Acredito que os presentinhos devem ter mais saída este ano, sobretudo pela postura cautelar que o consumidor revolveu adotar. Agora, isso não quer dizer que as vendas de eletrodomésticos serão um fiasco.Teremos clientes e presentes para todo o gosto”, pontua o presidente do CDL-Belém.
A gerente de vendas Iva Guedes, que atua no segmento de acessórios para mulheres, garante que a movimentação de clientes na loja deve crescer até o final desta semana. “Agora que os trabalhadores estão recebendo seus salários, por isso, vamos percebendo a melhora nos resultados aos poucos” diz. Iva garante que a loja já está preparada para a expansão no fluxo de consumidores, tendo, inclusive, contratado três temporários, o que representa um crescimento de 20% no efetivo da loja. “Com isso, esperamos aumentar as vendas em 30% este ano, comparando ao mesmo período do ano passado”, revela. A vendedora autônoma Elizangêla Souza, de 33 anos, que é uma das clientes de Iva, diz que este é um bom momento para pesquisar preços. “Enquanto o movimento não é tão grande, é possível avaliar com calma. Quando eu receber, já venho direto comprar, sem dor de cabeça”, ensina.
Veículo: O Liberal - PA