Quase dois anos depois da fusão, grupo Almeida Jr. anuncia o fim da parceria com a australiana Westfield e retoma o controle de cinco shoppings no Estado
A sociedade entre os grupos de shopping centers Almeida Junior e o australiano Westfield, firmada em 2011 para buscar a liderança do setor no Brasil, foi desfeita ontem.
O empresário catarinense Jaimes Almeida Junior, numa inversão do que é mais comum no mundo empresarial – da gigante comprar a empresa menor –, adquiriu os 50% do capital que havia vendido para a empresa que é líder global em grandes shoppings. A meta do empresário agora é investir R$ 400 milhões em dois anos, e o próximo projeto deve sair do papel ainda este ano, no Rio Grande do Sul.
Por uma questão estratégica, ele não revela detalhes, mas o grupo havia informado que faria um empreendimento em Canoas, na Grande Porto Alegre, além da duplicação do Balneário Camboriú Shopping, que está em andamento com investimento de R$ 150 milhões.
O empreendedor Jaimes Almeida Junior, 55 anos, natural de Florianópolis, estava feliz, ontem, no seu escritório situado no 12o andar de um dos sofisticados edifícios da Avenida Faria Lima, em São Paulo. A razão para o novo entusiasmo é que, agora, poderá retomar o ritmo de investimentos de antes da joint venture e pretende lançar cinco shoppings em cinco anos, o que duplicará a empresa.
Mudança de foco motivou ruptura
Segundo ele, a razão para o fim da sociedade foi a mudança de foco do conselho de administração da Westfield. Quando foi feita a parceria, as empresas acertaram que cresceriam aproveitando oportunidades em várias regiões do Brasil. Mas um ano depois, os conselheiros decidiram que o grupo investiria somente em shoppings gigantes, os Icons Malls. Almeida Jr. não concordou em focar apenas um grande shopping em São Paulo. O contrato para a recompra das ações, já pagas, foi assinado ontem e a Westfield pretende seguir investindo no Brasil. Durante a entrevista para o Grupo RBS, o empresário contou que na noite de domingo ficou mais de uma hora conversando com Steven Lowy, Co-CEO da Westfield, que afirmou ter aprendido muito sobre o mercado brasileiro durante a associação e que a companhia continuará focando o Brasil.
A partir de hoje, o grupo Almeida Junior é dono de 100% das ações dos shoppings Continente Park, em São José; Neumarkt e Norte Shopping, em Blumenau; Balneário Camboriú Shopping e Joinville Garten Shopping. Juntos, os empreendimentos respondem por 58% do mercado de SC do segmento, somam 1,1 mil lojas e 184 mil metros quadrados de área locável. O empresário ressalta que os shoppings são líderes em um mercado catarinense onde a renda soma mais de R$ 80 bilhões. As cinco regiões representam mais de 60% do PIB de SC. Para Almeida Jr., a estratégia do grupo foi vitoriosa porque buscou a liderança num mercado de alta renda. Em nota, o grupo Westfield disse que não se manifestaria sobre o fim da parceria.
Veículo: Diário Catarinense