Diagonal mantém planta na China

Leia em 3min

Para direção, essa foi a melhor saída para enfrentar forte concorrência do ramo.

A mineira Diagonal Tecidos tem produção no Leste da China, na cidade de Keqiao, depósito em Itajaí (SC) e sede administrativa em Belo Horizonte. A decisão de uma logística como esta foi questão de sobrevivência. Pode parecer estranho, mas a descentralização torna a Diagonal mais competitiva no mercado. "Foi a saída que encontramos para enfrentar a forte concorrência do ramo. Os custos são muito mais enxutos assim", explica o diretor-geral da empresa, Álvaro Júnior, que diz não saber de quanto é a economia total do processo.

Fundada em 1994, em uma primeira fase a empresa adquiria mercadoria em São Paulo para revender a confecções. Porém, seus próprios clientes passaram a comprar diretamente das fábricas para ter preços mais interessantes. A concorrência ficou inviável. Em 2001, a Diagonal começou a importar os tecidos da Coreia e, há nove anos, passou a trazê-los diretamente da China. "Os preços são muito mais baixos", garante.

A administração de bases descentralizadas parece não ser problema na rotina da empresa. Todas as atividades são acompanhadas desde que a produção sai da China até quando chega ao galpão de Santa Catarina. Os representantes trabalham com pedidos on-line via tablet. Assim que uma compra é feita, já é dado baixa no estoque. "A otimização dos nossos processos trouxe mais eficiência, mais rapidez."

Atualmente, a empresa mantém funcionários dentro das fábricas da China para inspecionar a produção. Também transferiu recentemente duas pessoas de funções estratégicas para Itajaí. O próprio diretor-geral viaja a cada três semanas para acompanhar tudo o que acontece. " uma forma de estar sempre atualizado", afirma Júnior.

Mesmo com a fábrica do outro lado do mundo, toda a parte pensante da empresa, entre elas a criação, fica em Belo Horizonte. "Fazemos pesquisa de moda em Nova Iorque, Paris, Milão, Londres e participamos de feiras internacionais para detectar quais são as tendências." A equipe de criação toma decisões sobre estamparia e coloração, faz os croquis, desenhos e envia os pedidos para a China. Normalmente, cada coleção é feita com um ano de antecedência.

Perspectivas - Para 2013, a empresa espera obter um crescimento de 5% nas vendas, mas não divulga o valor do faturamento. Nos últimos 19 anos, alcançou variação positiva de 20% como um todo. Na avaliação de Júnior, o mercado passa por um momento delicado. "Houve inflação e os salários não acompanharam. Com tantas contas para pagar, o consumidor acaba economizando na roupa", comenta Júnior. Além disso, a concorrência hoje é mais acirrada. "Existe muita oferta e, como não existe marca de tecido, o cliente não é fiel. Ele compra porque acha o tecido bonito e o preço bom", explica.

A Diagonal é conhecida como lançadora de moda no mercado e atende a um consumidor mais exigente, com maior poder aquisitivo, que procura tecidos exclusivos. "Buscamos oferecer produtos e estampas que ninguém tem. Nosso esforço maior é para antecipar tendências", explica o diretor geral.

Os estados com vendas mais representativas são Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Ceará, Pará, Santa Catarina e Paraná. A empresa também pretende aumentar a participação no mercado do Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas no segundo semestre de 2013.

A Diagonal produz malhas e tecidos de poliéster, viscose e algodão. Atualmente, gera 40 empregos diretos incluindo as bases de Belo Horizonte, China e Itajaí. A força de vendas conta com 100 representantes espalhados pelo Brasil. Possui distribuidores que revendem para confeccionistas ou para consumidores que querem fazer a sua própria roupa.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Expectativa de alívio nos preços no próximo mês

Recuo dos grãos no atacado leva especialistas a projetar repasse da queda ao consumidor em maioAo desacelerar pel...

Veja mais
Comercialização da safra 2012/13 de soja atinge 66%

De produção prevista de 82,495 milhões de toneladas, volume do grão já comprometido c...

Veja mais
Lucro da AB InBev cresce, mas Brasil derruba receitas

O lucro líquido da cervejaria Anheuser-Busch InBev subiu para US$ 2,05 bilhões no primeiro trimestre deste...

Veja mais
Consumidor de BH está cada vez mais apreensivo

ICC de abril cai para 48,82 pontos.O consumidor belo-horizontino está cada vez mais apreensivo e a inflaç&...

Veja mais
Arranjos novos nos pontos de venda

Na loja, a consumidora experimenta batom, rímel e blush encarando uma imagem pessoal, projetada em terceira dimen...

Veja mais
Redes mineiras são destaques no país

Lista elaborada pela Abad leva em consideração contribuição de cada empresa para faturamento...

Veja mais
Atacadistas preveem faturamento até 5% maior em 2013

A maior presença da mulher no mercado de trabalho e a interiorização e qualificação d...

Veja mais
Tomate no atacado acumula alta de 333,09% em um ano

O preço médio do tomate no atacado acumulou alta de 333,09% no acumulado dos últimos 12 meses at&ea...

Veja mais
Vigor Alimentos tenta emitir R$ 410 mi em debêntures

A Vigor Alimentos, que em fevereiro comprou 50% da Itambé, um dos maiores laticínios do país, tenta...

Veja mais