Estocagem não é usual no Brasil.
O crescimento da safra brasileira de grãos tem incentivado várias empresas a investirem em formas de auxiliar o produtor a conservar os grãos. Uma dessas companhias é a Kepler Weber, especializada na construção de silos. Para este ano, será lançado uma linha de megassilos com capacidade de armazenar em torno de 30 mil toneladas de grão.
Em entrevista na 20ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) em Ribeirão Preto, o diretor vice-presidente da Kepler Weber, Olivier Colas, disse que os investimentos na aquisição de silos com grande poder de armazenagem deverão crescer ao longo dos próximos anos.
"A safra brasileira de grãos está em constante crescimento e a logística para o escoamento da produção atualmente não vem atendendo a demanda dos produtores, promovendo perdas de qualidade, volumes e causando prejuízos", disse Colas.
Ainda segundo o representante da Kepler Weber, a cultura do produtor brasileiro faz com que o nível de armazenamento da safra seja muito reduzido em relação a outros países. "Enquanto nos Estados Unidos os pequenos e médios produtores de grãos são responsáveis pelo armazenamento de cerca de 65% da produção, no Brasil esse volume é de apenas 15%. Precisamos mostrar para o produtor que é vantajoso estocar parte da produção, principalmente para que os mesmos sejam capazes de controlar a oferta do produto no mercado, e conseqüentemente evitar a queda de preços", ressaltou.
Os investimentos em silos ainda é pequeno no país. A cultura do produtor, segundo Colas, é vender e entregar toda a safra logo após a colheita, o que promove perdas devido à logística ineficiente.
Perdas - De acordo com o diretor, analisando toda a cadeia produtiva de grãos os principais pontos de perdas estão no processo de colheita, por uso irregular ou falta de regulagem das máquinas, no transporte, na exportação, em função da defasagem de infraestrutura e, como campeão no desperdício, na armazenagem, na qual cerca de 5% da produção é descartada.
Para atender a demanda do setor a empresa está investindo em vários projetos que visam melhorar as opções de armazenamento e dar maiores condições dos produtores para negociarem a safra. "A opção de armazenar a produção é uma forma de o produtor conseguir vender a safra ao longo de todo o ano e também de conquistar preços mais lucrativos, uma vez que os volumes poderão ser negociados ao longo da entressafra", disse.
Ainda este ano será disponibilizado para o mercado a nova geração de silos Kepler Weber. A nova linha tem o propósito de atender à necessidade de armazenar quantidades cada vez maiores e, ao mesmo tempo, garantir segurança operacional e a qualidade do produto estocado.
Veículo: Diário do Comércio - MG