Vendas do Dia das Mães crescerão até 5,5%

Leia em 2min 30s

Gasto médio por pessoa em presentes para a data neste ano será de R$ 154,29, aponta pesquisa da Fecomércio-RS

O Dia das Mães, comemorado no próximo dia 12, terá um crescimento entre 4,5% e 5,5% nas vendas em relação a 2012. A projeção é apontada pela Pesquisa Estadual de Dia das Mães 2013, realizada pela Fecomércio-RS. De acordo com a instituição, os números confirmam a data como a segunda mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal.

O gasto médio, por pessoa, deverá ser de R$ 154,29, e a quantidade média de presentes é calculada em 1,44 unidade. Entre as preferências para presentear, estão vestuário (32,4%), perfumes e cosméticos (17,5%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (10,8%) e calçados (10,6%). O levantamento ouviu mais de 380 pessoas nas cinco principais cidades de cada macrorregião do Rio Grande do Sul – Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.

Os homens projetam investir mais, em torno de R$ 194,85 (1,58 unidade), contra os até R$ 130,09 (1,36 unidade) das mulheres. A economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, aponta três razões para a perspectiva: a renda mais elevada dos homens, o fato de eles associarem o preço à qualidade e a pressa deles na hora das compras. “Os homens gastam mais e compram presentes mais caros”, afirma.

A intenção de compra varia de acordo com a renda mensal familiar. O gasto médio da classe alta (renda per capita acima de R$ 1.019,00) deverá ser de R$ 224,84. Já a classe baixa (renda de até R$ 291,00) e a classe média (renda de R$ 291,00 a R$ 1.019,00) devem gastar, respectivamente, R$ 125,08 e R$ 131,52 – diferença de apenas R$ 6,44. Para Patrícia, os números atestam um potencial de consumo muito semelhante entre as duas faixas.

Quanto ao pagamento, 77,9% dos entrevistados pretende comprar à vista. Entre a classe baixa, o percentual é de 86,6%. “Em princípio, a pesquisa mostra que as pessoas pouparam para realizar as compras”, resume Patrícia. Já entre os que optam por parcelar, 56,5% têm o objetivo de quitar a compra em até três vezes.

A pesquisa da Fecomércio-RS também contempla a forma de celebração da data. Do total de pessoas ouvidas, 58,4% vão proporcionar ou participar de um evento especial para homenagear as mães. Desses, 82,6% farão o encontro em casa. Contudo, o presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, José de Jesus Santos, considera a data a de maior movimento nos restaurantes durante todo o ano. “É uma oportunidade para homenagear as mães e reunir a família, nada melhor que seja em um bom restaurante”, acredita.

Santos recomenda, inclusive, que as pessoas liguem para o restaurante escolhido para saber sobre o funcionamento. “Alguns não trabalham com reservas, outros reservam até determinado horário. É bom se organizar para não ter que ficar esperando”, alerta.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Comércio varejista retoma crescimento na RMR em março

O mês de março foi proveitoso para o comércio varejista na Região Metropolitana do Recife (RM...

Veja mais
Gargalos para a exportação de soja preocupam governo federal

O caos logístico, que provoca atrasos de 30 a 40 dias nos embarques das commodities agrícolas nos portos b...

Veja mais
Agricultor busca soluções em armazenagem

Diante das carências logísticas do País, produtores mostram interesse em investir em estocagem duran...

Veja mais
Perspectivas de expansão fazem Petropar mudar marca para Évora

Buscando adequação à atual linha de produtos, a holding Petropar, controladora de quatro empresas f...

Veja mais
Mutuário terá juros menores para móveis e eletrodomésticos

Objetivo do governo é de reduzir as taxas para 0,4% ao mêsOs beneficiários do programa habitacional ...

Veja mais
Kepler quer estimular implantação de silos

Estocagem não é usual no Brasil.O crescimento da safra brasileira de grãos tem incentivado vá...

Veja mais
Gasto médio deve ser de R$ 150

Pesquisa elaborada pela CDL mostra aumento no tíquete.Maior disposição dos consumidores em gastar e...

Veja mais
Franqueados apostam na praticidade

No Shopping Estação BH, as franquias representam 26% do total de mix de lojas.Segundo a Associaç&at...

Veja mais
Embrasil investe em tecnologia

A Embrasil Atacadista e Distribuidor, com sede em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Hori...

Veja mais