A venda de lentilhas em dezembro sofrerá o impacto direto da desvalorização do real já que o preço do produto ficou cerca de 30% mais caro. A fabricante Hikari - cujas vendas de lentilha em dezembro correspondem por mais de 50% do total comercializado no ano - crescerá 6% neste mês em comparação com o mesmo período de 2007. A expectativa antes da crise financeira, no entanto, era que o crescimento fosse o dobro: 12%.
"Com esse aumento da diferença do câmbio que prejudicou o nosso custo e por isso diminuímos a quantidade de ações planejadas para as vendas", afirma Luiz Kurita, diretor comercial da Hikari.
Cerca de 90% da lentilha comercializada pela empresa é proveniente do Canadá.
Por outro lado as vendas de farofa - produto cujas vendas são mais pulverizadas durante todo o ano, ao contrário da lentilha - deve apresentar um crescimento de cerca de 30% durante o mês das festas.
"A gente trabalhou muito forte com esse produto com ações no ponto-de-venda o que ajudou a impulsionar o consumo", afirma Kurita.
Nesse período, também para alavancar as vendas anuais, a companhia lança produtos sazonais, como a farofa de uvas passas, que também ajudam a expansão dos negócios nesse período do ano.
O alecrim, outro produto muito consumido nesse período de festas , registrará crescimento de 5%.
Outro produto bastante utilizado nas ceias de final de ano é o grão-de-bico. A empresa projeta um crescimento de vendas deste item no mês de dezembro de 10%.
Veículo: DCI