Venda de lentilha sofre impacto com alta do dólar

Leia em 1min 20s

A venda de lentilhas em dezembro sofrerá o impacto direto da desvalorização do real já que o preço do produto ficou cerca de 30% mais caro. A fabricante Hikari - cujas vendas de lentilha em dezembro correspondem por mais de 50% do total comercializado no ano - crescerá 6% neste mês em comparação com o mesmo período de 2007. A expectativa antes da crise financeira, no entanto, era que o crescimento fosse o dobro: 12%.

 

"Com esse aumento da diferença do câmbio que prejudicou o nosso custo e por isso diminuímos a quantidade de ações planejadas para as vendas", afirma Luiz Kurita, diretor comercial da Hikari.

 

Cerca de 90% da lentilha comercializada pela empresa é proveniente do Canadá.

 

Por outro lado as vendas de farofa - produto cujas vendas são mais pulverizadas durante todo o ano, ao contrário da lentilha - deve apresentar um crescimento de cerca de 30% durante o mês das festas.

 

"A gente trabalhou muito forte com esse produto com ações no ponto-de-venda o que ajudou a impulsionar o consumo", afirma Kurita.

 

Nesse período, também para alavancar as vendas anuais, a companhia lança produtos sazonais, como a farofa de uvas passas, que também ajudam a expansão dos negócios nesse período do ano.

 

O alecrim, outro produto muito consumido nesse período de festas , registrará crescimento de 5%.

 

Outro produto bastante utilizado nas ceias de final de ano é o grão-de-bico. A empresa projeta um crescimento de vendas deste item no mês de dezembro de 10%.

 


Veículo: DCI


Veja também

Confecções mantêm expectativas positivas para o próximo ano

A demanda do final do ano manteve em alta as vendas da indústria têxtil. Jaison Bogo, presidente da Santa C...

Veja mais
Diante da crise, papeleiros se animam para 09

Os produtos destinados para a volta às aulas não serão impactados com a queda de demanda provocada ...

Veja mais
Suco de laranja tem menor preço de 4 anos

Os contratos futuros de suco de laranja despencaram para sua baixa recorde dos últimos quatro anos, devido a sina...

Veja mais
Entrega expressa mira as pequenas empresas

Duas das maiores empresas de entregas expressas do mundo, a norte-americana FedEx Express e a alemã, DHL Express,...

Veja mais
Natal supera 2007 mas estoques estão altos

O varejo nacional está correndo para esvaziar os estoques que tinha feito para o Natal e entrar em 2009 sem encal...

Veja mais
Cervejarias reforçam o marketing nas conquistas de verão

O verão representa 30% das vendas das fabricantes de cervejas. Por conta disso, as empresas do setor reservam par...

Veja mais
Gimenes fecha lojas

A rede de supermercados Gimenes, que tem 80% do capital nas mãos da empresa de investimentos G&G, anunciou fe...

Veja mais
Klabin investe em mecanização da colheita de madeira

A figura do lenhador com o machado já ficou no passado na visão das grandes empresas com atividades flores...

Veja mais
Gasto publicitário desacelera e ordem é vender produto

Desde setembro, a montadora Ford no Brasil elaborou 25 diferentes versões de orçamento publicitário...

Veja mais