Seletti deve dobrar número de lojas e atingir R$ 37 milhões

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Com a proposta de aliar a praticidade da culinária rápida à alimentação balanceada, a rede de restaurantes Seletti Culinária Saudável, fundada em 2007, prevê alcançar 50 unidades em operação até o fim deste ano, entre abertas e com contrato fechado, e quase dobrar de tamanho. Com o plano agressivo no sistema de franquias, a meta é passar do faturamento de R$ 25 milhões no ano passado para R$ 37 milhões este ano. Atualmente, são 29 lojas abertas, distribuídas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e no Distrito Federal, sendo que apenas 5 são unidades próprias, e as outras 24 são franquias.

Em entrevista ao DCI, o diretor e idealizador do Seletti, Luis Felipe Campos, afirmou que os planos são instalar novos estabelecimentos da rede no nordeste, sul e centro-oeste, além de aumentar a presença no interior paulista e no Rio de Janeiro. Serão 20 novas unidades, todas em shopping centers, sendo que a Seletti já está investindo em um modelo diferente de franquias. "Abrimos, no final de 2012, um projeto-piloto no modelo compacto em uma loja de conveniência, dentro de um posto de gasolina".

O executivo afirma que as unidades compactas contarão com itens desenvolvidos especificamente para esta demanda, e que espera levar o formato para academias e centros comerciais, já que o investimento inicial é muito menor do que o das lojas convencionais. Uma franquia no novo formato exige cerca de R$ 180 mil, enquanto aquelas presentes em shoppings centers custam aproximadamente R$ 400 mil.

Para o executivo, a entrada da rede em espaços mais compactos não será responsável apenas por retorno financeiro. "A estratégia é escolher a dedo esses centros comerciais menores e conseguir, com o formato reduzido, uma capilaridade maior para exposição da marca e, automaticamente, facilitar a sedimentação do Seletti nesse mercado".

Campos ainda admite ser possível inaugurar três unidades nesse modelo, explorando os mercados de São Paulo e também do Rio de Janeiro.

Consolidação

Com seis anos de atuação, o Seletti trabalha com o programa de franquias desde 2010. Luis Felipe Campos explica que a implementação da marca baseou-se em pesquisas de mercado no Brasil e no exterior, apontando novas tendências no comportamento dos clientes: "A criação da rede foi motivada pelo crescente entendimento do consumidor sobre o conceito de saudabilidade e consequente aumento pela procura de produtos que se enquadrem neste conceito".

O empresário conta que mesmo com o potencial de crescimento do mercado, a execução da ideia foi difícil em um primeiro momento: "o consumidor não enxergava a culinária saudável como uma alimentação gostosa, saborosa e com preço atrativo. Sempre foi visto como comida cara, sem gosto, sem variedade, apenas saladas, porções pequenas. Essas eram as impressões do público".

No entanto, Campos afirma que hoje o consumidor está mais informado, e o público sabe que se alimentar de forma rápida e equilibrada já é possível. "A combinação de proteínas, carboidratos, legumes e verduras, de forma balanceada, com o sabor da culinária caseira tornou a rede uma opção diferenciada no mercado que, erroneamente, associa o conceito de saudabilidade a uma ou duas categorias de produtos."

O Seletti Culinária Saudável tem em seu cardápio opções de grelhados, saladas, acompanhamentos, wraps, burgers, mais de 20 opções de sucos naturais e nenhuma fritura. Com um tíquete médio de aproximadamente R$ 20 reais, o diretor e idealizador da rede destaca a importância de atender às exigências de seus consumidores, e comemora a consolidação no mercado: "O público original do Seletti é exigente, antenado e preocupado com o próprio bem-estar. Rapidamente nos tornamos parte do hábito de alimentação saudável deste público".

Franchising


Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento total em 2012 do mercado de franquias ficou em aproximadamente R$ 103 bilhões, registrando crescimento de 16,2% em comparação com o ano anterior. O número de redes também cresceu: em 2012 foram registradas 2.426 marcas em funcionamento, um salto de 19,4% em comparação com 2011.

O mercado de franquias também foi responsável por mais de 103 mil novos empregos diretos no ano passado, número 12,3% maior do que o período anterior. Atualmente, o segmento emprega mais de 104 mil pessoas.

Segundo a ABF, a expectativa é de continuar crescendo no ano de 2013. Espera-se um aumento de 16% em faturamento, 9% no número de novas redes e uma geração de novos postos de trabalho 11% maior do que em 2012.



Veículo: DCI


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