A Karsten só tem conseguido passar com tranquilidade pela crise no setor têxtil em função dos investimentos em inovação. É o que afirma o gerente de Engenharia de Produto da empresa, Leoni Pasold. Ele conta que a empresa começou a estruturar a inovação em 2002, quando as exportações do setor têxtil passaram a cair por causa da valorização do real.
O executivo explica que, além do desenvolvimento de produtos inovadores, a empresa de cama, mesa e banho de Blumenau investe em inovação dos processos internos, o que reduz custos. Segundo ele, a Karsten aumentou em quatro vezes a capacidade de tingimento da linha produtiva sem aumentar os gastos, apenas aplicando o conhecimento desenvolvido pela própria empresa. A inovação tecnológica também foi usada para reduzir o consumo de água e energia.
Novidades garantem aumento no faturamento
O case de sucesso em inovação mais recente da companhia é a toalha de mesa repelente, usada em almoços ao ar livre.
O tecido repele formigas e outros insetos sem prejudicar a saúde das pessoas. Além disso, a película não sai com as lavagens. De acordo com Pasold, desde 2004 os produtos inovadores pularam de 2% de representatividade no faturamento total da empresa para 10%.
Veículo: Jornal de Santa Catarina