A pêra, entre o doce e o salgado

Leia em 4min 30s

Passar nas gôndolas hortifrutigranjeiras dos mercados e não reparar nas grandes pêras williams, chamadas de yellow bartlett nos Estados Unidos, cuja coloração amarelada se destaca em meio aos tons verdes e vermelhos das outras frutas, é quase impossível. Mais difícil é não lembrar da sua doçura e suculência. Com a chegada do final do ano, as prateleiras dessas frutas terão o número de cores aumentado, pois é temporada de pêras americanas. Conforme o representante da Associação dos Produtores de Pêras dos Estados Unidos (USA Pears) no Brasil, Francesco Sicherle, este ano serão destinadas, aproximadamente, 5,2 mil toneladas da fruta para o Brasil. "Isso vai movimentar algo em torno de U$ 6 milhões para os produtores", diz.

 

Ele informa que a pêra mais completa que será exportada para o Brasil é a concorde. "Ela é muito suculenta e doce. Seu formato é alongado e a casca é verde. Mesmo quando não está madura, ela mantém sua doçura", diz Sicherle sobre o tipo de pêra americana que mais resiste às viagens. Normalmente, as pêras demoram cerca de 35 dias, dentro dos contêineres, para chegar ao Brasil.

 

Além da concorde, quatro tipos de pêras americanas chegam nessa época no Brasil: a anjou é a fruta conhecida pela sua casca verde clara; a bosc tem de casca marrom, tamanho alongado e sabor muito doce; e por fim, as conhecidas pêras vermelhas (red anjou e red bartlett) que tem cascas cor de vinho e vermelhas.

 

As pêras americanas são donas de cerca de 12% do mercado brasileiro da fruta. "A Argentina é a principal exportadora de pêras para o Brasil. O cultivo no país encerra em meados de novembro, e essa é a hora em que nossa safra está em alta", assegura Sicherle.

 

Ele explica que as pêras americanas são muito procuradas nas gôndolas brasileiras por apresentarem um tamanho maior do que as produzidas na América do Sul. "Nós temos um grande privilégio de cultivá-las nos estados de Washington e Oregon. Essa região fica em meio à três vulcões que soltam cinzas freqüentemente. Essas fuligens fertilizam a terra, que por sua vez favorecem o plantio das frutas", diz. A produção dos dois estados americanos é tão famosa que é responsável por 95% do volume de pêras frescas comercializadas nos EUA.

 

Conforme o professor de geologia da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) - Unidade Rio Claro, especialista em rochas vulcânicas, Antônio José Nardy, as cinzas vulcânicas são materiais que não contêm minerais, e isso faz com que se transformem em solo rapidamente. "É preciso avaliar todos os fatores climáticos e geológicos do local para explicar a alta fertilidade das terras, mas é possível associar a idéia de que essas fuligens deixam o solo mais permeável e arenoso, com o passar de décadas, e isso facilita o transporte de nutrientes nessas terras", explica.

 

As frutas

 

Em um pêra média, de 170 gramas, são encontrados seis gramas de fibras, sete miligramas de vitamina C, 190 miligramas de potássio e bastante líquido e sais minerais. Segundo a consultora nutricional e especialista em gastronomia clínica Cinthya Maggi, "a fruta é uma das mais completas". Seu total de fibras representa 25% do valor diário necessário para as pessoas. A vitamina C contida na fruta representa 10% do valor diário, é anti-oxidante, combate os radicais livres e tem grande potencial cicatrizante.

 

"Temos que levar em consideração que a pêra é rica em fibras solúveis, que auxiliam na formação do bolo alimentar, e insolúvel, que são aquelas que fazem o serviço de arraste. Juntando tudo com a grande quantidade de líquido da fruta, ela ajuda muito no processo digestivo", explica Cinthya. Ela ressalta que isso acontece na maioria das pessoas, mas o quanto realmente é benéfico depende de cada metabolismo. Para a consultora, as pessoas devem comer a casca da pêra. "Essa é a parte que contém mais fibras insolúveis", afirma.

 

Culinária

 

Cinthya explica que as pêras (todas os tipos) acompanham muito bem comidas doces, quanto as salgadas. "Elas ficam muito bem com queijos fortes, principalmente na hora de tomar um vinho. Também com salmão, por ser um peixe de gosto acentuado", diz. Como doces, o tipo williams fica muito bem em doces cozidos, tortas, pratos com aveia e sucos.

 

"Uma boa receita para fazer com as pêras é cortá-las em pedacinhos ou fatias e misturá-las em uma salada de folhas verdes e salpicar queijo gorgonzola por cima", receita Cinthya. Ela complementa que a fruta também é um "ótimo acompanhamento para carnes, quando grelhadas como é feito com batatas à dorê."

 

A história

 

Existem registros de que a pêra era um ingrediente medicinal da antiga Mesopotâmia. A fruta foi mencionada em uma tábua de cerâmica encontrada em Sumer e datada de 2.740 antes de Cristo. A Pérsia, China e Roma também incluíram o fruto em seus arquivos, e com a expansão da civilização, seu cultivo foi ampliado por toda a Europa. Os ingleses e norte-europeus foram, na época da colonização das Américas, os precursores no cultivo das pêras nos EUA.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Klabin busca inovações para conquistar mercados

A Klabin têm planos ambiciosos em relação ao mercado externo em 2009. Mesmo com a crise, a empresa q...

Veja mais
Vendas devem melhorar, afirma estudo

Cada vez que o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, aumenta os juros em um ponto ...

Veja mais
APP pretende fortalecer presença no Brasil em 2009

A Asia Pulp & Paper (APP) pretende ampliar a presença no Brasil em 2009. Ao longo deste ano, a empresa chines...

Veja mais
Dobra investimento em mídia alternativa

Quem nunca reparou nos aparelhos televisores, normalmente de tela LCD, que ficam dispostos em meio às gôndu...

Veja mais
Venda de roupa cresce e anima empresários

Para o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindivestuário), Ronald Masijah, o mome...

Veja mais
Varejo limita volume de encomendas à indústria

As vendas do comércio varejista brasileiro, que vinham em ritmo acelerado antes de deflagrada a crise financeira ...

Veja mais
Começa a temporada de williams, anjous e boscs no Brasil

As peras plantadas em solo americano são muito procuradas nos supermercados brasileiros porque têm tamanho ...

Veja mais
Braskem anuncia saída definitiva de resinas PET

A Braskem anunciou, ontem, o encerramento de suas atividades na unidade de produção de DMT e a de produ&cc...

Veja mais
Verão faz setor de higiene pessoal crescer apesar da turbulência

O setor de higiene pessoal e cosméticos reviu, novamente, o crescimento de 2008, passando de 8,6% para 10,4% ante...

Veja mais